Geral

Arapiraca inicia campanha de vacinação contra a gripe nesta segunda (23)

21/03/2020
Arapiraca inicia campanha de vacinação contra a gripe nesta segunda (23)

A Campanha Nacional de vacinação contra a gripe, que aconteceria em abril, é antecipada pelo Governo Federal para este mês de março. A Prefeitura de Arapiraca  inicia o período de imunização a partir da próxima segunda-feira (23), nas Unidades Básicas de Saúde do Município.

O Município segue o cronograma de grupos prioritários determinado pelo Ministério da Saúde. Acompanhe abaixo, com as datas iniciais para cada fase da campanha, que segue até o mês de maio:

  • 23/03 – início da 1ª fase – Idosos (a partir dos 60 anos) e trabalhadores da saúde;
  • 16/04 – início da 2ª fase – Professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
  • 09/05 – início da 3ª fase – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

A vacina contra a influenza garante proteção para três tipos de vírus, H1N1, H3N2 e Influenza B. E, De acordo com informações do Ministério da Saúde,, mesmo a vacina não apresentando eficácia contra o coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o coronavírus.

A coordenadora municipal de Imunização,  Adriana Duarte, ressalta que além das Unidades de Saúde, que abrem de segunda a sexta, o Centros de Saúde também funcionam aos sábados com as salas de vacinação.

“Para evitar aglomerações e colaborar com as ações de prevenção ao coronavírus, cada unidade de saúde  do Município está organizando estratégia com suas equipes”, destacou Adriana Duarte. A coordenadora ainda informou que o Município, a partir desta segunda, levará o serviço de imunização contra a H1N1 aos hospitais da cidade.