Geral

Após obras de revitalização e reforma, Senac Palmeira dos Índios é apresentado à sociedade

09/03/2020
Após obras de revitalização e reforma, Senac Palmeira dos Índios é apresentado à sociedade

“O Senac sempre esteve presente em Palmeira dos Índios por meio de cursos promovidos nas Unidade Móveis e nas Unidades Remotas. Com a inauguração do Posto Avançado, em 2014, a parceria pela educação profissional no município foi consolidada e, agora, com a entrega das obras de revitalização e reforma, a contribuição do Sistema Fecomércio ao comércio local fica ainda mais forte”, destacou Gilton Lima, presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac e do Sindilojas Palmeira, durante solenidade realizada na última sexta-feira (6.3), que reuniu, na sede da unidade, empresários, representantes da prefeitura municipal e do Sistema S para uma solenidade de apresentação das novas instalações.

As obras, que duraram 4 meses, garantiram ao público do Posto Avançado do Senac Palmeira dos Índios, além da sala de aula e do laboratório de Informática já existentes, uma sala de apoio educacional, um maior espaço de convivência e estacionamento amplo para uso exclusivo dos alunos do Senac e clientes do Sindilojas Palmeira dos Índios, este que realiza atendimento aos comerciantes do município em uma das salas da unidade. Além disso, o acesso ao posto, antes realizado pela rua Adolfo Pinto, número 135, Centro, passa a ser feito pela rua José Pinto de Barros, número 66, Centro. Como uma forma de homenagem, cada ambiente do prédio recebeu o nome de personalidades do comércio da cidade: Cid Carlos Viana, na recepção; Pedro Olímpio de Oliveira, no laboratório de Informática; Letícia Araújo Ferreira, na sala de aula; Noé Simplício, na sala do Sindilojas; Evandro Cysneiros, no estacionamento; Júlio César Permínio, na área de convivência; e José Barbosa de Lima, que dá nome ao prédio.

“Parcerias como essas fortalecem o nosso município e a região. Deixo aqui o nosso agradecimento ao Sistema Fecomércio pela contribuição para a retomada do protagonismo de Palmeira dos índios”, destacou o vice-prefeito da cidade, Márcio Henrique Lima. A diretora regional do Senac Alagoas, Telma Ribeiro, salientou que a ampliação do alcance da educação profissional, em Alagoas, é um compromisso da instituição. “Este é um espaço de construção do saber. Sintam-se acolhidos. A certeza do poder transformador da educação é o que nos motiva e é essa certeza que também trazemos para Palmeira dos Índios por meio dessa unidade”, disse a diretora.

Programação

Como parte das atividades em comemoração à entrega das obras de revitalização e reforma, o Senac ofereceu, também na sexta-feira (6.3), serviços gratuitos de corte de cabelo masculino, feminino e infantil, além de sessões de Quick Massage. A ação, realizada no estacionamento da unidade pelos instrutores do Senac, também fez referência ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. A empresária Rosângela Cunha aproveitou a oportunidade para conhecer os benefícios da Quick Massage. “Já senti o alívio imediato de dores musculares”, contou ela, ao parabenizar a iniciativa. E os homens também aproveitaram. O cozinheiro Jorge Muniz deu um trato no visual e conheceu a programação de cursos ofertados, pelo Senac, em Palmeira dos Índios. “Conheci a estrutura e fiquei encantado. Já vou me organizar para efetuar a matrícula em algum dos cursos”, comemorou Muniz.

Ainda durante a sexta-feira, o Sindilojas Palmeira dos Índios realizou um café da manhã no prédio do Senac, onde também foi realizada a palestra “A Mulher e os Desafios no Mercado de Trabalho”, com Carolina Bertrand, juíza do Trabalho da Vara de Palmeira dos Índios e uma das gestoras do Programa Trabalho Seguro no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL). Ao final da palestra, o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas, Victor Cavalcante, disse estar planejando uma ação que será desenvolvida junto com o Senac, em Palmeira dos Índios, a fim de divulgar os serviços digitais, como a carteira de trabalho digital e o seguro-desemprego web. “O Sistema S consegue chegar onde o estado não consegue. Por isso, é preciso fortalecer parcerias com instituições, como o Senac, a fim de melhor orientar a população”, reforça ele, que também é conselheiro do Sesc e do Senac.