Geral

Tradição e fé marcam encerramento da festa da padroeira de Arapiraca

04/02/2020
Tradição e fé marcam encerramento da festa da padroeira de Arapiraca

Exemplos de fé, devoção e milagres seguiram a tradição da comemoração ao dia da Padroeira de Arapiraca, Nossa Senhora do Bom Conselho. Milhares fieis participaram da linda festa realizada, neste domingo (02), pela Paróquia Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho, com o apoio da Prefeitura de Arapiraca.

A Festa da Padroeira aconteceu no período de 19 de janeiro a 2 de fevereiro. A programação, iniciada com uma carreata pelas ruas da cidade e bênção aos motoristas, seguiu os dias com orações, louvores, recitação de terço, apresentações culturais e ladainhas.

O encerramento das atividades foi marcado pela chegada da cavalgada, formada por cerca de 200 cavaleiros e amazonas da Associação dos Criadores de Cavalos de Cela de Arapiraca (Acesa), que trouxe da cidade de Bom Conselho/PE a réplica da imagem da santa. Na sequência, os fiéis acompanharam a procissão que seguiu pelas ruas Estudante José de Oliveira Leite, Esperidião Rodrigues e São Francisco, Praça dos Curis, e as ruas Monsenhor Macêdo e 30 de Outubro, levando uma mensagem clara de paz e união.

Após o ato, todos se reuniram em celebração eucarística e show religioso, em frente à Concatedral, no Lago Dom Fernando Gomes, Centro da cidade.

Emocionado, o prefeito Rogério Teófilo parabenizou a organização do evento e destacou a fé do povo arapiraquense. “Fico muito feliz em acompanhar, por mais um ano, essa linda festa que demonstra a fé do povo arapiraquense e devoção a Nossa Senhora do Bom Conselho. Eu parabenizo a todas as pessoas envolvidas com a realização da programação em homenagem à Santa”, frisou o prefeito.

Devota fiel, a aposentada Maria das Neves, de 70 anos, afirmou que acompanha a procissão sempre. “Desde de que eu era mais jovem acompanho a procissão e nos últimos anos ela está muito bonita e organizada. Fico feliz em ver tanta gente ainda e saber que ainda há fé e amor”, destacou Maria das Neves.

Várias autoridades e políticos estiveram presentes na solenidade de encerramento. O bispo Diocesano de Penedo Dom Valério Breda recebeu a imagem da Padroeira.

ESTRUTURA

Além da colaboração na montagem de palco e organização do evento, dezenas de seguranças municipais acompanharam toda a chegada da santa da entrada da cidade até o percusso da procissão. Além deles, uma tenda foi montada com uma ambulância e atendimento ao lado da Concatedral.

Os garis também garantiram a limpeza em todas as ruas que a imagem passou.

“Gostaria de parabenizar em especial os servidores da prefeitura que garantiram uma linda festa com segurança, limpa e uma estrutura impecável”, concluiu o prefeito Rogério Teófilo.