Geral

Estudantes do Ifal Palmeira são selecionadas para 18ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

19/02/2020
Estudantes do Ifal Palmeira são selecionadas para 18ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

Desde o ano passado, as estudantes de Eletrotécnica, Andriele Viana e Natália Ribeiro, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, vêm trabalhando em um projeto voltado para criação de novas placas eletrônicas, feitas a partir do reaproveitamento de componentes encontrados em sucatas eletrônicas, que foram descartadas após o seu não funcionamento.

Trata-se do “Recicle – Reaproveitamento de Circuitos e Componentes Eletrônicos”, que tem como orientador o professor, Gregory Almeida e como coorientador, o técnico do Ifal Arapiraca, Irineu Ferreira. Devido a sua relevância socioambiental na área de Eletrônica, o trabalho foi aprovado para apresentação na 18ª Feira de Ciências e Engenharia (Febrace), que será realizada nos dias 17, 18 e 19 de março na Universidade de São Paulo (USP).

São sucatas que foram descartadas, a exemplo de aparelhos de som, televisão, computadores, etc. Nosso objetivo é criar novas placas, através deste material e, com isso, utilizarmos para o nosso Instituto, no intuito de desenvolver novas ferramentas (kits) para melhoria do processo de ensino-aprendizagem das aulas práticas em disciplinas técnicas na área de Eletrônica”, explica Natália.

Após a confecção das novas placas, elas ficarão disponíveis para que os estudantes tenham acesso a novas formas de tecnologia por meio da reciclagem. “O projeto também tem como objetivo evitar futuros gastos, levando em consideração que os componentes serão reciclados e, desta forma, serão evitados eventuais gastos com a compra de novos materiais de consumo”, diz Natália.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que o Brasil produz 1,5 mil toneladas de lixo eletrônico anualmente, ficando em 1º lugar entre os países da América Latina e em 7º no mundo. Os números chamaram a atenção das alunas. “Diante disso, o projeto utiliza a prática da reciclagem para obter os componentes responsáveis para a criação dos kits educacionais. Esse lixo quando descartado incorretamente é bastante prejudicial à saúde das pessoas e ao meio ambiente”, ressalta Andriele.

Após muitos incentivos do professor Gregory, as estudantes decidiram que essa seria a hora de expandir seu trabalho e submetê-lo na concorrida Feira realizada na USP. “O Gregory que nos incentivou a nos inscrever. Ele é bastante focado nessas feiras e conversou bastante com a gente sobre essa possível participação. Ficamos com medo de não dar certo, mas felizmente nosso trabalho foi aprovado, o que nos deixou muito felizes e motivadas para continuar”, conclui Natália.

A Febrace é um evento nacional voltado ao estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na USP uma grande mostra de projetos. Desde 2003, a Feira tem descoberto novos talentos e gerado oportunidades. Sua história é composta por alunos, professores, pais e escolas que juntos mostram à sociedade brasileira que aprendem a aprender, que podem querer e que podem fazer. Em Alagoas, apenas nove projetos foram selecionados, desses, um é do Ifal Palmeira.