Geral

Caso de sarampo é descartado pela gestão de Saúde no município

24/02/2020
Caso de sarampo é descartado pela gestão de Saúde no município

No ultimo sábado (22), a Secretaria Municipal de Saude (SMS) de Palmeira dos Indios recebeu um alerta de sarampo. O caso registrado é de um jovem de 19 anos, do bairro São Francisco. O caso já começou a ser registrado e devidamente bloqueado.

De acordo com a diretora do setor de Vigilancia em Saúde Leide Alencar, o rapaz deu entrada na UPA no sábado, pela segunda vez, e foi encaminhado para o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Maceió, onde foram realizados exames de raio X, hemograma, testes rápidos e sorologia completa. Ontem (23) mesmo o setor realizou o bloqueio vacinal. Nesta segunda-feira (24), a sorologia para sarampo teve resultado positivo. Segundo o setor, o paciente já tinha tomado as três doses da vacina contra o sarampo e, por este motivo, dia 27 a sorologia será repetida.

O clínico e especialista em infectologia José Maria Constant, ao ser consultado, discorda dos resultados obtidos. “Há dúvidas no exame clínico, principalmente na parte de exames de catarro nasal, conjuntivite e sorologia pedida no quinto dia, quando o correto é a partir do oitavo ou décimo dia. Há doenças que podem ser confundidas com o sarampo nessa situação, como o zika virus. Então é necessário exames mais complexos, nessa situação”, explicou o médico.

O caso está sendo acompanhado pela SMS e será atualizado constantemente. A 1ª etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo está vigente até o dia 13 de março e a SMS pede que o público de 5 a 19 anos anos procure as Unidades de Saúde para tomar a dose da vacina.