Geral

37 projetos foram propostos para o Edital Economia Criativa

13/02/2020
37 projetos foram propostos para o Edital Economia Criativa

As inscrições para o Edital de Economia Criativa foram encerradas no dia 21 de janeiro e obteve o total de 37 projetos inscritos. O setor de audiovisual surpreendeu no número de inscrições, foram submetidos 9 projetos, seguidos dos setores de música e design, ambos com 8 inscritos.

O valor de R$ 500 mil será destinado para o desenvolvimento total do Edital, sendo uma parte oriunda do Sebrae em Alagoas e outra da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). Os setores econômicos de arte visual, arte cênica, música, editorial, audiovisual, jogos eletrônicos (games), design e arquitetura e urbanismo foram contemplados no edital.

Etapas

A primeira fase foi constituída de uma análise dos requisitos formais, um enquadramento dos projetos de acordo com o edital. Logo após é dado início a segunda fase do edital que consiste em uma avaliação de mérito e relevância das propostas. Os projetos serão avaliados por um grupo de especialistas, com experiência na área.

A última etapa do edital é um período de orientação e avaliação dos projetos finalistas. Esses passarão por oficinas de modelagem de negócio, marketing e comunicação, finanças, terminando na realização de um pitch – termo usado para uma apresentação rápida da ideia em si. Débora Lima, analista da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae Alagoas, acredita que essa etapa será um período muito importante de aprimoramento para os participantes.

Finalidade

O objetivo desse instrumento é apoiar, por meio de concessão de recurso de subvenção econômica não reembolsáveis, o desenvolvimento de bens e serviços culturais, criativos e inovadores, além do aprimoramento significativo de bens e serviços culturais criativos já existentes, tudo isso do segmento da Economia Criativa. O resultado parcial está previsto para o dia 29 de abril, mas o resultado final será no dia 20 de maio, o qual será divulgado no Diário Oficial do Estado de Alagoas.