Geral

Primeiros colocados no Exame de Seleção falam das expectativas para entrar no Ifal Palmeira

23/01/2020
Primeiros colocados no Exame de Seleção falam das expectativas para entrar no Ifal Palmeira

O período de matrículas para os aprovados em 1ª chamada nos cursos técnicos integrados no Exame de Seleção do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, foi encerrado nesta quarta, 22. A previsão é que até o início da próxima semana seja divulgada a lista de convocados para a 2ª chamada. Para quem garantiu a vaga, a expectativa é uma só: 04 de fevereiro, dia de início do ano letivo no campus. É o caso de Thiago Pontes, Alícia Góes e Ronaldo Ferro, primeiros colocados nos cursos de nível médio do Ifal Palmeira.

Cada um com uma trajetória e história de vida, mas algo em comum: a vontade de ser Ifal! Para isso: horas de estudo, revisão de matérias, resolução de provas anteriores e muita dedicação. O resultado era aguardado e acabou surpreendendo: primeiro lugar em seus respectivos cursos escolhidos.

Filho de professores, Thiago foi criado no ambiente acadêmico e no mundo de adultos, por isso logo cedo adquiriu um vocabulário diferenciado e sabia a importância dos estudos na sua vida. O garoto de 15 anos fez 37 pontos em uma prova de 40 questões e dá o segredo do seu sucesso: “Sempre que saio da escola, procuro descansar e reservo um tempo para revisar os assuntos daquele dia. Não costumo escolher uma matéria favorita, mas fui familiarizado com Ciências Naturais, mas também gosto de Humanas. Sou multidisciplinar!”, diz.

O garoto foi orientado por seu pai, desde o início de 2019, a concorrer ao Exame de Seleção e, assim, começou a maratona de revisão de provas e ida a um cursinho preparatório de Palmeira dos Índios. “Valeu a pena! Vejo que estarei em uma escola com ensino de qualidade e que oferece oportunidades para seus alunos se desenvolverem. Pretendo me envolver e fazer parte dos projetos do campus na área de Informática, principalmente de Robótica”, justifica.

Alícia, 14 anos, vem da mesma escola que Thiago. Eles são amigos de classe, mas no Ifal farão parte de turmas diferentes, já que ela ficou em primeira colocação no curso de Edificações. “Escolhi esta área por gostar muito de exatas e desenho, então vi que seria o melhor curso. Nunca imaginei outro além de Edificações”. Para o Ifal, ela se preparou com a resolução de provas anteriores do exame: “Resolvi todas as provas dos anos anteriores duas vezes. Ao todo 18 provas. Além disso, fiz cursinho ao longo do ano, e na reta final, estudei somente aquilo que eu tinha dúvida, já que os assuntos eu tinha visto nos anos anteriores”, conta a caloura que obteve 36 pontos na prova.

No Ifal, sua pretensão, sobretudo, é participar das Olimpíadas do Conhecimento. “Quero fazer parte dos projetos de pequisa, mas minha meta é participar de olimpíadas. Espero aprender mais, agregar conhecimento através das oportunidades que a instituição oferece. Sem dúvidas, é o melhor lugar para eu fazer meu ensino médio”, ressalta a estudante que pretende futuramente ser médica ou designer.

Ronaldo Ferro, 15 anos, é o primeiro colocado no curso de Eletrotécnica, com 34 pontos. O menino vem de uma escola pública do município de Cacimbinhas. Sua rotina de estudos envolve sua ida à escola pela manhã e a permanência no contraturno durante três dias na semana. “Após um dia inteiro de estudos , chegava em casa às 17h, dormia até a meia-noite e voltava a estudar para o Ifal. Tirava um cochilo e ia para escola pela manhã”, lembra.

Sua vitória foi possível graças ao professor de Matemática da sua escola, Célio Ulisses. “A preparação veio dele que trouxe as provas anteriores e nos fazia focar”, diz. Ronaldo ainda acrescenta que seu objetivo era passar, independente de colocação. “Não esperava o primeiro lugar. Eu só queria entrar porque sei que o Ifal é uma boa instituição de ensino, onde poderei ter muitas oportunidades”, conclui o menino de sorriso tímido e apaixonado pelas Exatas.