Alagoas

Incremento na Segurança Pública garante tranquilidade a turistas que visitam Alagoas

22/01/2020
Incremento na Segurança Pública garante tranquilidade a turistas que visitam Alagoas
Pulseiras de identificação são entregues em todo o litoral pelos bombeiros

Pulseiras de identificação são entregues em todo o litoral pelos bombeiros

Visitar Alagoas tem se tornado uma prática cada vez mais frequente e segura para turistas de várias partes do país e do exterior. Com a presença das forças da Segurança em todo o litoral e interior do estado, Alagoas se torna um dos destinos mais procurados e vendidos por operadoras do segmento, atraindo mais de 665 mil visitantes – durante a alta temporada -, aquecendo a economia e valorizando as belezas da terra.

Durante as festividades de virada de ano, a rede hoteleira chegou a registrar 90,08% de ocupação, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH/AL). Isso acontece graças à segurança presente em todo o estado, que tem refletido na redução do número de homicídios, de assaltos a coletivos urbanos e na diminuição de diversos outros crimes, atraindo mais turistas para Alagoas.

Do trecho que vai da Pajuçara até Jacarecica, a população e os turistas contam com o policiamento ostensivo e de proximidade do Programa Ronda no Bairro, que atua motorizado, a pé, de bicicleta e com viaturas, garantindo tranquilidade e segurança para os que passeiam nas redondezas, além de guarnições do 1º Batalhão de Polícia Militar e da Força Tarefa, que também trabalham na região. O trabalho do Ronda no Bairro se estende ainda aos bairros Jacintinho, Jaraguá e Centro.

Já a Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), atua, de forma especial, durante a alta temporada no estado, realizando atendimento para o registro de Boletins de Ocorrência (B.Os) na Delegacia Móvel, que está todos os dias na Feirinha do Artesanato da Pajuçara, entre às 19h e 22h, fornecendo informações e distribuindo panfletos com orientações de segurança.

As duas bases fixas da Oplit, localizadas no Posto 7, na praia da Jatiúca, e na curva do antigo Alagoinhas, na praia da Ponta Verde, continuam fazendo o registro de boletim de ocorrências durante as 24h do dia.

Várias regiões do estado ganham policiamento especial durante a alta temporada (Ascom SSP)

A Delegacia Interativa é outra saída para quem busca os serviços da Policia Civil. Por meio da internet, o turista ou o cidadão alagoano pode registrar o boletim de ocorrência e acompanhar o andamento do processo também de maneira virtual. Para isso, basta acessar de qualquer dispositivo, celular, tablet ou computador, o endereço eletrônico www.delegaciainterativa.al.gov.br.

O Tático Integrado de Grupos de Resgate Especial (Tigre), da Polícia Civil, está presente em Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres. Já a Asfixia, tem reforçado o policiamento nas cidades de Paripueira e Barra de São Miguel. Nas principais vias que ligam Maceió às demais cidades, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) executa patrulhamento em pontos estratégicos, garantindo mais segurança para aqueles que trafegam nas estradas de Alagoas.

De Norte a Sul do litoral de Alagoas, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMAL) realiza ações preventivas neste verão. Com um número elevado de pessoas circulando nas praias, as ocorrências também aumentam, principalmente aquelas que envolvem crianças perdidas, e para facilitar o encontro delas, o CBMAL distribui cerca de duas mil pulseiras de identificação nas praias mais movimentadas, para crianças de até 12 anos, onde é possível escrever o nome do menor, dos pais ou responsáveis e telefone para contato.

A distribuição de pulseiras de identificação acontece em sete postos de atendimento, localizados no Mirante da Sereia, no bairro de Riacho Doce, praia de Guaxuma, Jatiúca e Pajuçara, em Maceió. No Litoral Norte, na praia de Maragogi, e no Litoral Sul, praia do Francês, em Marechal Deodoro, e na praia central da Barra de São Miguel.

O Grupamento de Operações Aéreas também atua fortemente durante os meses mais agitados do verão. Com quatro aeronaves cruzando o céu do estado, realiza patrulhamentos, auxilia em operações e diminui o tempo-resposta no atendimento de acidentes automobilísticos, afogamentos e busca e resgate.

O Falcão 05, aeronave dotada de equipe e instrumentos para serviços aeromédicos, está sempre a postos para atender as ocorrências em qualquer parte do estado, seja em incidentes terrestres ou aquáticos.

Rafael Brito, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, afirma que o reforço dessas ações é essencial por atuar fortemente nos principais produtos turísticos do estado. “A melhoria nos níveis de Segurança Pública em Alagoas é a nossa grande parceira para os avanços do turismo. Nosso estado deixou as páginas policiais dos jornais nacionais e, agora, vem atraindo ainda mais turistas para cá. Isto, aliado aos nossos atrativos, às belezas naturais, à alta gastronomia e a moderna rede hoteleira garantem que o turista tenha uma experiência de excelência e retorne mais vezes ao nosso estado”, falou.

Para o secretário da Segurança Pública, Lima Júnior, investir em segurança é também investir no turismo de Alagoas. “Quando se tem uma grande integração policial, atuação em todo o estado, ótimos resultados na área da Segurança, e um forte combate ao crime, o turista se sente atraído e vem conhecer Alagoas”, disse.