Geral

Prefeitura promove ações educativas e de saúde no dia de combate ao aedes

12/12/2019
Prefeitura promove ações educativas e de saúde no dia de combate ao aedes

Uma série de atividades educativas e de saúde foram realizadas nesta sexta-feira (6), em alusão ao Dia D de Combate ao Aedes Aegypti, que é  comemorado no sábado (7), mas a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, optou por antecipar a programação, a fim de mobilizar mais pessoas em diversos pontos da cidade.

Durante a semana e, mais intensivamente nesta sexta, escolas, Unidades Básicas de Saúde e espaços públicos foram utilizados, simultaneamente,  por equipes da Prefeitura, com o objetivo de chamar a atenção da população, importante aliada no combate à proliferação do aedes aegypti. A Praça José Marques da Silva foi um desses locais utilizado para a ação municipal.

“A população precisa entender que os cuidados para combater o aedes deve ser tomado o ano inteiro e que a responsabilidade é de todos nós. As ações de  prevenção devem ser inseridas na rotina de cada família. Somente assim é possível vencer a luta contra o mosquito, causador de tantas doenças”, destacou Fátima Ramalho, coordenadora da Promoção da Saúde

A coordenadora ainda ressalta que o Município tem  levado o trabalho de prevenção às zonas urbanas e rural, com a participação de parceiros das secretarias  e órgão municipais, Centro de Controle de Zoonoses e Grupamento do Tiro de Guerra. Entre as ações, estratégias que ajudam a  eliminar os criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, a exemplo de armadilhas, repelentes naturais e utilização de uma espécie de peixes,  candundas, como alternativas.

“Entre às orientações passadas em cada visita e ação, a de que devem ser seguidas o ano inteiro, eliminação de todo e qualquer recipiente que possa acumular água e servir de criadouros do aedes aegypti”, completou Fátima Ramalho.

(Fotos: Genival Silva)