Geral

Parceria entre Ifal Palmeira e TQS disponibilizará 20 licenças do software para cálculos estruturais

16/12/2019
Parceria entre Ifal Palmeira e TQS disponibilizará 20 licenças do software para cálculos estruturais

Os estudantes de Engenharia Civil do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, poderão contar com uma ferramenta a mais que facilitará o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Os professores Jackson Pedrosa e Fernando Nascimento (coordenador do curso), em parceria com a TQS, obtiveram 20 licenças para utilização no campus do software voltado ao cálculo estrutural de concreto armado de estruturas de grande e médio porte.

Os programas serão instalados esta semana no laboratório da unidade de ensino e poderão ser utilizados em diferentes disciplinas do curso de Engenharia Civil. De acordo com Jackson, em uma conversa com professores da área, o docente ficou sabendo que a TQS estava disponibilizando licenças para universidades com fins educacionais. Assim, Jackson entrou em contato com Fernando e eles buscaram toda a documentação solicitada pela empresa para a aquisição desses programas.

“A TQS explicou que esta se trata de uma licença específica para fins educacionais, mas em termos de capacidade da ferramenta traz as mesmas funcionalidades, por exemplo do TQS Pleno (licença de maior custo). A diferença é que os arquivos exportados terão uma tarja indicando que aquele projeto foi desenvolvido numa licença educacional”, explica o docente, que a acrescenta que uma licença inicial do programa pode chegar a R$ 4mil, enquanto a mais avançada custa R$ 35 mil.

O TQS trata-se de um dos softwares de cálculo estrutural mais utilizados no Brasil, sendo usado como ferramenta principal para calcular estruturas de pequeno, médio e grande porte. Por ser um software genuinamente brasileiro, ele é ideal para o desenvolvimento de projetos de acordo com as normas brasileiras. “O grande diferencial do sistema TQS é o modelo de cálculo que ele utiliza muito atrativo para os profissionais que trabalham com cálculo estrutural, sendo o único software brasileiro baseado no método dos elementos finitos. Outro diferencial é o seu sistema de interação solo X estrutura, que consegue simular um comportamento mais próximo da realidade, quando a estrutura descarrega todo seu carregamento no solo”, acrescenta Jackson.

Engenheiro civil, Jackson ressalta que a utilização de tais softwares de cálculo estrutural é hoje uma necessidade para análises e cálculos de extrema complexidade, devido à quantidade de varáveis envolvidas, fazendo com que qualquer escritório de cálculo estrutural não funcione sem a utilização de tais programas.

“Deixo claro que são ferramentas. O responsável técnico é sempre o engenheiro, logo a culpa nunca será do software, pois este auxilia e agiliza o procedimento que o engenheiro tem que ter a capacidade de fazer a mão, mas pela questão da complexidade e do tempo, você utiliza o software como ferramenta. Para você desenvolver um projeto estrutural sem a utilização de um programa de cálculo, eu diria que é quase impossível. Já que hoje todo projeto precisa atender a critérios de segurança, economia, durabilidade e desempenho estrutural”, diz o docente.

Para ele, ter o TQS como ferramenta de ensino em suas aulas traz um diferencial na formação do aluno de Engenharia Civil. “Hoje qualquer engenheiro recém-formado precisa ter familiaridade com algum software, seja ele de concreto armado, estruturas metálicas, etc. Então nada melhor do que ter esse contato na graduação, o que deixa nosso aluno várias etapas à frente de um engenheiro formado que nunca teve acesso a uma ferramenta como essas”, conclui.

Tags: