Alagoas

Sebrae em Alagoas realiza 1º Concurso de Merendeiras

13/11/2019
Sebrae em Alagoas realiza 1º Concurso de Merendeiras

Visando estimular a ampliação da aquisição de produtos da agricultura familiar e melhorar a qualidade do cardápio escolar nos municípios, o Sebrae em Alagoas, através da Unidade de Políticas Públicas (UPP), irá promover o 1ª Concurso de Merendeiras. O concurso irá reconhecer e premiar as merendeiras que criarem receitas mais criativas com a utilização de produtos locais, advindos do município que cada uma trabalha.

O concurso ocorrerá em cinco dos municípios, locais onde o Sebrae Alagoas está trabalhando com a metodologia da Cidade Empreendedora em 2019, são eles: Atalaia, Barra de São Miguel, Pilar, São José da Tapera e União dos Palmares. No entanto, o Sebrae já desenvolve junto a esse público, dos municípios participantes, algumas capacitações.

“Dentro desses cinco municípios, nós estamos realizando palestras, consultorias sobre gestão de alimentos e cardápio escolar junto as merendeiras. Além disso, também estamos promovendo uma Oficina de Técnicas Culinárias Básicas, através de uma parceria com a Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT)”, explicou João Ricardo, analista da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae em Alagoas.

“Para participar do concurso, as merendeiras dos cinco municípios devem se inscrever para elaborar uma receita de acordo com os alimentos produzidos pela agricultura familiar dos municípios. Em cada município, serão selecionadas três merendeiras para as semifinais, que acontecerão em cada um deles, totalizando assim, cinco semifinais. Nessa etapa, as três receitas vão ser preparadas na hora e vão passar pelo julgamento de três jurados, dois técnicos – que são uma chefe de cozinha e uma nutricionista -, e outro com voto popular”, explicou João Ricardo.

Por fim, o analista frisou a importância do concurso. “A Unidade de Políticas Públicas entende que a valorização das merendeiras e seu papel no processo de alimentação escolar é de suma importância para melhoria na qualidade do cardápio das escolas e do alimento que chega ao aluno”, finalizou João Ricardo.

Etapas do Concurso

Ainda de acordo com o analista, o concurso será dividido em três etapas: a primeira será a etapa eliminatória, através da inscrição no edital do concurso – que foi laçando na última segunda-feira (04); depois segue etapa municipal (semifinal) e a final ocorre com a realização da etapa estadual.

Os interessados poderão obter o edital no site do Sebrae em Alagoas, através do endereço eletrônico: http://www.scf2.sebrae.com.br/portalcf ou pelo telefone (82) 4009-1778. As inscrições para o concurso terão início a partir do dia 19 de novembro e segue até o dia 22. A etapa final do concurso será realizada no dia 15 de dezembro.