Geral

Equipe da Arsal fecha os últimos detalhes para o recadastramento do transporte intermunicipal

16/11/2019
Equipe da Arsal fecha os últimos detalhes para  o recadastramento do transporte intermunicipal

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) está fechando os últimos detalhes para o início do recadastramento de motoristas, cobradores e motoristas substitutos que fazem o transporte intermunicipal complementar de passageiros em todo o Estado, que será iniciado na próxima segunda-feira, dia 18. O mutirão organizado pela Gerência de Regulação e Transporte está em ritmo acelerado.

A equipe está dando a última revisada no banco de dados dos permissionários para que tudo aconteça conforme o planejado, e toda a logística para a execução do trabalho já está preparada. A ação faz parte de uma das etapas de construção da uma Nova Arsal e prevê a atualização dos dados de todos os transportadores complementares, emissão de carteira de identificação de motoristas, cobradores e motoristas substitutos, além de revisão das condições dos veículos.

O recadastramento, que será realizado de 18 de novembro a 14 de dezembro, abrange todos os transportadores complementares em atividade no Estado. Mais de 1.100 permissionários deverão participar do processo, entre empresas individuais, motoristas, cobradores e motoristas substitutos.

A ação faz parte de uma série de medidas adotadas pela Nova Arsal como forma de disciplinar o serviço e garantir mais segurança, conforto e qualidade aos usuários, a exemplo da implantação do monitoramento eletrônico nos transportes complementares e convencionais, a entrega de fardamento e crachás aos agentes de apoio, a capacitação de motoristas e a Pesquisa de Demanda de Passageiros para o levantamento das deficiências do setor.

Em outubro, a Arsal criou o serviço ‘Arsal on Line’ e colocou à disposição dos transportadores os números de whatsaap 9.8882-9707, para a obtenção de boletos, e o 9.9690-0730, para a solicitação de documentos e o acompanhamento de processos. O próximo passo será a criação de aplicativos que permitirão aos passageiros monitorar a localização dos veículos, saber o horário das viagens, entre outras comodidades.

Cronograma – De 18 a 22, de 25 a 29 de novembro e no dia 2 de dezembro, o recadastramento será realizado em Maceió, das 8h às 17h, no Terminal Rodoviário João Paulo II, no Feitosa. De 3 a 6 e de 9 a 11 de dezembro, as equipes da Arsal estarão em Arapiraca, na Rua da Estação, 85, no bairro Cacimbas. Nos dias 3 e 9 de dezembro, o atendimento será realizado somente à tarde, das 12h às 17h. Nos demais dias, nos dois turnos, das 8h às 17h.

No dia 12, o recadastramento acontece em Delmiro Gouveia, das 8h às 14h, na sede do Já, na Rua Eliseu Gomes, 283 – Bairro Novo. Nos dias 13 e 14 de dezembro, em Santana do Ipanema, na sede da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT),  na AL-130, das 8h às 17h.

Segundo o gerente de Regulação de Transporte da Arsal, Fábio Calheiros, o recadastramento dos permissionários intermunicipais será fundamental para disciplinar o setor, pois permitirá à Agência um maior controle sobre o total de linhas ativas e ajudará a combater os transportadores clandestinos, que promovem uma concorrência desleal com os profissionais que pagam suas taxas em dia.

Para realizar o recadastramento, o permissionário deve apresentar original e cópia do documento do veículo, certificado de vistoria, CNH nas categorias D, AD, E ou AE, comprovantes de residência e do endereço da garagem do veículo, RG do motorista e do cobrador, certidões negativas de débitos e criminal, estar com o monitoramento eletrônico instalado, possuir o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), entre outros documentos.

A relação contendo as datas e locais, bem como toda a documentação necessária para efetivação do Recadastramento Arsal 2019, encontra-se disponível no endereço eletrônico www.arsal.al.gov.br.

Os permissionários que não comparecerem ao recadastramento na data, horário e locais estabelecidos perderão a concessão da linha e serem descredenciados pela Arsal, ficando impossibilitados de exercer a atividade.