Geral

Dossiê digital e mesa-redonda sobre fotografia alagoana na Bienal

05/11/2019
Dossiê digital e mesa-redonda sobre fotografia alagoana na Bienal

Nesta quarta-feira, dia 6, acontece o lançamento do livro digital “Dossiê Fotografia Alagoana”, produzido pela equipe do blog Aqui Acolá, o e-book será apresentado durante a mesa-redonda “Dossiê Fotografia Alagoana – Panorama da Produção Fotográfica no Estado”, a partir das 18h no Pavilhão das Oficinas – Sala 5, na Bienal Internacional do Livro, aberta ao público.

 O e-book é desdobramento do projeto “Dossiê Aqui Acolá Fotografia Alagoana”, que teve início com a publicação de uma série de entrevistas com 20 fotógrafos, entre os anos de 2017 e 2018, no Blog Aqui Acolá e suas plataformas digitais, além de versão compacta publicada no Jornal de Arapiraca, resultando em 10 edições.

A cada edição, dois fotógrafos com trabalhos similares ou não, afinidade ou não, revelaram suas respectivas imersões pelo universo da fotografia e apresentaram suas percepções e narrativas.  Fragmentados, contaram suas próprias histórias. E agora juntos neste projeto, dão pistas e testemunhos do potencial criativo que vem sendo construído no estado.

A publicação digital tem como conceito norteador mostrar um panorama da produção fotográfica no Estado e contar a trajetória dos fotógrafos em suas caminhadas pela arte da imagem, enfatizando e documentando suas produções pela diversidade de cenários encontrados por eles.

A série especial teve como personagens os artistas Luísa Patury, Tony Admond, Jorge Vieira, Thiago Sobral, João Facchinetti, Alberto Lima, João Dionísio, Cláudia Leite, Ricardo Lêdo, Ailton Cruz, Luna Gavazza, Andréa Guido, Renata Voss, Francisco Oiticica, Ramatis Haywanon, Marcelo Albuquerque, Arthur Celso, Alexandre Carvalho, Felipe Camelo e Roger Silva.

Todos foram convidados para a mesa-redonda com entrada franca que marcará o lançamento do livro dentro da programação da 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que este ano acontece de maneira descentralizada em diferentes espaços no bairro de Jaraguá em Maceió. Confirmaram presença Luísa Patury, Jorge Vieira, João Facchinetti, Alberto Lima, João Dionísio, Cláudia Leite, Ricardo Lêdo, Andréa Guido, Francisco Oiticica, Ramatis Haywanon, Arthur Celso, Alexandre Carvalho e Roger Silva.

 Também estarão presentes a idealizadora do projeto e editora do Blog Aqui Acolá, Iranei Barreto; Nicollas Serafim, jornalista responsável pela produção textual do livro e o publicitário Joenne Mesquita, diretor de arte do projeto Dossiê Fotografia Alagoana.

Além da mesa-redonda e do livro digital, a equipe do Aqui Acolá lançará, na ocasião, a 2ª temporada do Dossiê, que volta com novos fotógrafos, ampliando ainda mais a cobertura do blog para a fotografia produzida em Alagoas. A primeira matéria sai também no dia 6 e conta as trajetórias de Celso Brandão e Gabi Coêlho. Além disso, o Aqui Acolá também está negociando com uma emissora de TV para a exibição de uma versão audiovisual do Dossiê. O Dossiê Fotografia Alagoana poderá ser acessado no endereço eletrônico:  aquiacola.net.