Geral

Afrobrasilidade celebra a cultura negra no aniversário de 109 anos do Teatro Deodoro

05/11/2019
Afrobrasilidade celebra a cultura negra no aniversário de 109 anos do Teatro Deodoro

A cultura negra possui raiz forte no Brasil, faz parte da nossa história e identidade e a arte é uma das formas de destacar as riquezas e belezas dessa nossa ancestralidade. A Cia Aiê Orum desenvolve um trabalho contínuo no sentido de dar visibilidade e valorizar a cultura afro. São 10 anos de existência marcados por muitas pesquisas e montagens de espetáculos.

Desta vez, o grupo apresenta “Afrobrasilidade”, na terça-feira (12/11), a partir das 15h, no Teatro Deodoro, compondo a programação que celebra os 109 anos da casa de espetáculos, patrimônio cultural de Alagoas.

Com direção e coreografia de Diego Bernardes Ayraiber, o elenco é composto por Nauã Kenedy, Malba Felix, Josimeire Lima, Manoel Claudio, Marinita Emiliano, Marcus Vinicius, Franciele da Silva, Francielly da Silva, Yana Calheiros, Rommey Gomes, Lara Tavares, Yasmim Cordeiro, além dos dançarinos William Felix, Patrícia Magalhães, Nemório Rodrigues, Rodolfo Aquino, as atrizes Pamela Nobre e Elaine Neto, o ator Fabio Silva e participações especiais de Izabela Olimpio, Alisson Santana e Daniel de Jesus

“O processo de montagem durou seis meses, entre as aulas de preparação com as danças ancestrais afro, teatro, oficina de cantos em iorubá, turbante e pinturas artísticas afro”, revela o diretor e coreógrafo, Diego Bernardes.

Parte do elenco é formada por integrantes da Oficina de Dança Afro Brasileira, que acontece desde 2015, na Sala De Dança do Complexo Cultural do Teatro Deodoro, além de alunos da Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos e artistas convidados.

O espetáculo vem celebrar também os 10 anos da Cia de Teatro e Dança Afro Aiê Orum. “Participar dessa programação é a nossa autoafirmação artística negra alagoana ao representar a comunidade afro descendente, trazer o espetáculo ao palco do Deodoro e mostrar um pouco do que é nossa tradição e ancestralidade. É honroso este convite!”, conta Diego.

Afrobrasilidade celebra esta rica tradição trazendo à cena algumas danças negras nordestinas através de um intenso trabalho de pesquisa e vivência que busca preservar e divulgar as danças afro brasileiras.

A companhia de teatro e dança afro Aiê Orum, foi criada em 2009, com a missão de trabalhar a história e cultura afro brasileira em regiões periféricas, comunidades quilombolas e em espaços ainda não ocupados por artistas negros.

Serviço:

Aniversário de 109 anos do Teatro Deodoro – Espetáculo Afrobrasilidade

Quando – Terça-feira (12/11), às 15h.

Local – Teatro Deodoro, Centro de Maceió.

A entrada é gratuita.