Alagoas

Secretário Rafael Brito vai à ALE prestar esclarecimentos sobre Missão China

03/10/2019
Secretário Rafael Brito vai à ALE prestar esclarecimentos sobre Missão China

Nesta quarta-feira (2), os deputados estaduais de Alagoas receberam, na Assembleia Legislativa (ALE), o secretário estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rafael Brito. O encontro foi realizado graças a um requerimento do deputado Davi Maia e aprovado pelo plenário da Casa de Tavares Bastos para que o secretário prestasse esclarecimentos sobre a Missão China e sobre o Consórcio Nordeste, firmado entre os governadores da região.

Em julho deste ano, uma comitiva alagoana esteve na China para reuniões, visitas e uma grande rodada de negócios com os principais empresários e investidores chineses. “O objetivo foi tirar dúvidas sobre alguns programas do governo. Esse foi o momento para esses esclarecimentos para construirmos um estado melhor”, disse Davi Maia.

O secretário, Rafael Brito, falou sobre a visita. “Alagoas é um estado que não é conhecido mundialmente. Mas, hoje, o estado está redondo, com solidez fiscal melhor que outros estados do Nordeste e competindo de igual pra igual até com estados do Sul. Então, era importante não só a missão China como também outras missões para colocar Alagoas de uma forma que ela também participe do jogo” comentou.

Ao final da reunião, o deputado Davi Maia fez um balanço. “Ficou claro que missões internacionais são importantes, porém, uma coisa foi observada: muita gente que não tinha nada a ver com o assunto estava presente e o secretário não soube bem explicar. Em relação ao Consórcio Nordeste, fica nossa ressalva, não podemos usar uma peça importante de desenvolvimento, de gestão pública para ser uma arma político-ideológica. Isso tem nos deixado temerosos. Esperamos que as nossas emendas, que fizemos ao projeto de lei, sejam aprovadas, impedindo o desvirtuamento do Consórcio”, finalizou.

Também estiveram presentes os deputados Cabo Bebeto, Breno Albuquerque e Silvio Camelo, líder do Governo na ALE.