Geral

Secretaria da Cultura leva palestras, oficina e apresentações artísticas para o Agreste

02/10/2019
Secretaria da Cultura leva palestras, oficina e apresentações artísticas para o Agreste

Programação contará com Fórum de Gestores do Agreste, para debater a interiorização dos políticas públicas na região Agreste.

Promover a interiorização da cultura é a missão da Secretaria de Estado da Cultura durante a 10ª edição do Governo Presente, que acontece a partir desta quinta-feira (03), no agreste alagoano. A programação do órgão conta com apresentações artísticas, encontro de gestores, palestras e oficinas culturais.

“Será também um momento para ouvir a comunidade da região Agreste e colher as sugestões e demandas para o desenvolvimento da cultura local. Estimular e difundir as manifestações culturais são as propostas para esta edição do Governo Presente”, declarou a secretária Mellina Freitas.

Na quinta-feira, o ator Chico de Assis inicia a Oficina de Preparação de Atores para Tv, Teatro e Cinema, na Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, no município de Craíbas. As aulas visam qualificar e preparar atores amadores e profissionais, mirando sua profissionalização técnica.

Os municípios de Arapiraca e Campo Alegre recebem, na quinta e sexta-feira, respectivamente, a palestra “Depressão Não Rima Com Coração”, com o poeta digital Hugo Noaves. O bate-papo fala sobre prevenção à depressão através da cultura, arte e literatura, abordando temas como amor próprio, resiliência, empatia, gratidão, sonhos e amizade. O encontro acontecerá às 19h30, na Escola Estadual Adriano Jorge, e às 10h, no Centro Social de Campo Alegre.

Em parceria com o Sebrae Arapiraca, a Secult também realiza o Fórum de Gestores de Cultura direcionado a agentes e produtores culturais da região e demais público interessado.  O evento acontece no auditório do Sebrae Arapiraca, na quinta-feira (03), a partir das 18h, e contará com palestras sobre a Lei de Incentivo á Cultura, Políticas Públicas de Editais e Vantagens da Formalização. A ação faz parte do programa de capacitação técnica cultural, Pró-Cultura e das atividades do Seminário da Lei de Incentivo.

O projeto Cultura Para Todos #AquiTemShow também está presente na programação, com apresentações artísticas nos municípios de Lagoa da Canoa, na sexta-feira , e em Arapiraca, no sábado.

“Esse é um momento para debatermos junto aos gestores, produtores e artistas sobre as políticas públicas que o Governo de Alagoas vem implantando ao longo da gestão. Como é o caso do FICA, Fomento e Incentivo a Cultura de Alagoas, que já investiu mais de R$9 milhões apenas em editais que democratizam o acesso aos recursos”, diz a secretária Mellina Freitas.

As atividades da Secult estão dentro do programa Alagoas é Cultura no Interior (Pacin), que estabelece ações para interiorização cultural e integração de projetos.  O Pacin visa identificar as potencialidades culturais e dialogar com os gestores e comunidade para a realização de projetos em conjunto, com o objetivo de fomentar e desenvolver a cultura no interior, fortalecendo o segmento por região.