Geral

Prefeito vai empossar Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação

16/10/2019
Prefeito vai empossar Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação

O prefeito Rui Palmeira empossa, na próxima segunda-feira (21), os membros do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI). O evento acontecerá a partir das 8h30 na Associação Comercial de Maceió e vai contar com a presença de integrantes do Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI), gestores municipais, representantes de instituições de ensino superior, de instituições privadas e diversos outros atores do ecossistema local de ciência, tecnologia e inovação.

Serão empossados 36 membros, entre titulares e suplentes, representantes do Poder Executivo Municipal, do setor produtivo e das instituições de ensino superior.  A formação paritária do CMCTI demonstra a intenção da Prefeitura de conduzir a implementação da política pública de forma colaborativa, dividindo as responsabilidades entre os setores para assegurar uma política de estado.

O Conselho possui natureza deliberativa, consultiva e propositiva, e tem o objetivo de formular, propor e acompanhar estratégias e ações para promoção da ciência, tecnologia e inovação, bem como políticas de captação e alocação de recursos. A instituição do CMCTI está de acordo com a Lei de Inovação de Maceió, Lei n° 6.902, de 26 de junho de 2019, que institui a Política Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Os interessados em participar da solenidade de posse do Conselho devem realizar a inscrição na plataforma de eventos Doity no link: www.doity.com.br/possecmcti.

Lei de Inovação

A Lei de Inovação de Maceió dispõe sobre mecanismos para estímulo à inovação, à economia criativa, ao empreendedorismo, à pesquisa e qualificação científica e tecnológica. Com isso, busca-se estimular o empreendedorismo inovador e conectar os atores do ecossistema de inovação, por meio da disseminação do conhecimento, criação de ambientes que proporcionem oportunidades de gerar negócios inovadores, com a participação de Instituições de Ensino Superior e promovendo o engajamento cidadão. A inovação desponta como ferramenta para tornar a cidade de Maceió mais humana, inteligente, sustentável e criativa.