Geral

Maceió Rosa: marisqueiras participam de capacitação

09/10/2019
Maceió Rosa: marisqueiras participam de capacitação

Dentro da programação do Maceió Rosa, o Projeto Ela Pode capacita as mulheres que trabalham com a pesca. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Nos dias 07 e 08 de outubro, o Maceió Rosa levou capacitação às marisqueiras do Centro Pesqueiro, no Jaraguá, por meio do programa Ela Pode, realizado pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora com o apoio do Google.

A capacitação tratou de diversos conteúdos, como liderança, comunicação, networking, marca pessoal, negociação, finanças e ferramentas digitais. “Mais um evento dentro do Maceió Rosa e a gente fica muito feliz por poder alcançar também essas mulheres que são tão importantes para o Centro Pesqueiro e, que às vezes, ficam esquecidas com o foco no pescador. Sabemos que as mulheres, com essa capacitação, conseguirão muito mais do que elas fazem hoje. É uma forma de motivar, de formar, de elas realmente acreditarem que podem ter um trabalho melhor, ter autonomia e independência”, disse a primeira-dama Tatiana Palmeira, coordenadora do Maceió Rosa.

Tatiana Palmeira conversa com marisqueiras. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Multiplicadora do programa, Danielle Cândido destacou a expectativa da aplicação da metodologia. “A gente sempre fala que o Ela Pode não é só conteúdo, mas mudança de mentalidade, então o que a gente percebeu aqui no Centro Pesqueiro do Jaraguá é que essas mulheres têm muitos talentos. Estamos aqui só para despertar para que elas consigam ter força e seguir cada vez mais fortes”, disse.

Nadja Reis, presidente do Grupo Renascer. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Para Nadja Reis, do Grupo Mama Renascer, a iniciativa vai além da capacitação. “O Ela Pode foi uma experiência maravilhosa. Muito conhecimento compartilhado, empoderamento para as mulheres. Uma oportunidade de falar sobre autocuidado, do autoconhecimento, de como você pode se melhorar como profissional, mãe, amiga, mulher e isso se reflete na sua saúde, que é o nosso bem maior. Sem saúde não somos nada”, disse.

Maria Niedja, marisqueira, participou da capacitação. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

“Eu convivo aqui no Jaraguá desde os meus 5 anos, sempre sobrevivi da pesca. Para nós o Centro Pesqueiro vai trazer uma maior qualidade de limpeza, que atrai os clientes e turistas. Muitas vezes falta tempo de ir ao médico por causa da correria do trabalho e essa oportunidade de fazer o curso e aprender sobre como prevenir o câncer de mama é muito válida”, reforçou a marisqueira Maria Niedja, mais conhecida como Niu.

Maceió Rosa

O Maceió Rosa promove, anualmente, um conjunto de ações para conscientizar a população maceioense sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Além disso, otimiza o acesso aos serviços de saúde da mulher e, durante todo o mês de outubro, realiza atividades educativas, esportivas, culturais, promocionais e motivacionais, em parceria com instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

A campanha traz para o Município práticas e atitudes universalizadas pela campanha internacional Outubro Rosa, conferindo-lhes identidade local e estabelecendo uma relação de proximidade e cuidado na abordagem sobre o câncer de mama.

As ações prosseguem nesta quarta-feira (10) com ações de diversas áreas no Centro Pesqueiro, em parceria com a Faculdade Estácio.  Na quinta-feira, órgãos municipais e instituições participantes da campanha levarão diversas ações para a Escola Municipal Nosso Lar, na Levada. “Vamos ter na próxima quinta-feira (10), das 8h às 17h, a Feira de Serviços, no bairro da Levada, que irá ofertar serviços de saúde, lazer, assistência e informação junto com as instituições parceiras da campanha”, disse Tatiana Palmeira.