Geral

Cinco grupos políticos vão para a disputa da Prefeitura em 2020

27/10/2019
Cinco grupos políticos vão para a disputa da Prefeitura em 2020

Os partidos mais fortes na disputa serão liderados pelo PSDB e MDB como aconteceu em 2016

O fato novo do cenário político de Arapiraca mais recente, foi o anuncio do deputado federal Severino Pessoa de que vai lançar sua esposa a vice-prefeita Fabiana Pessoa pré-candidata a prefeita em 2020. Isso demostra grupos divididos na disputa dos votos no segundo colégio eleitoral do Estado no próximo ano.

A decisão confirma que houve uma divisão na Frente de Oposição que passa a contar, até agora, com três candidatos: Ricardo Nezinho (MDB), Cícero Valentim (PSD) e Fabiana Pessoa (republicanos). Pessoa confirmou que a esposa Fabiana Pessoa, é pré-candidata a Prefeita de Arapiraca pelo partido Republicano. “A gente está conversando com a sociedade, com a classe política, com os formadores de opinião e colocando o nome dela a disposição. Mas, lá na frente, é onde tudo se decide”.

Essa pretensão de Severino Pessoa enfraquece o Governo do Estado que ainda não confirmou quem será seu candidato a prefeito, sendo o mais cotado o deputado estadual Ricardo Nezinho. A divisão da oposição mexe com a estratégia política do MDB, já que os votos contrários à atual gestão dividirão entre cinco ou mais concorrentes, a exemplo do presidente da seccional da OAB, Hector Martins, que pode ser confirmado na disputa.

Fabiana é a atual vice do prefeito Rogério Teófilo (PSDB), candidato natural à reeleição. Os dois romperam politicamente e a ex-vereadora e vice-prefeita, passa a ser a terceira candidata da oposição que não consegue se unir em torno de uma única chapa, na tentativa de barrar a reeleição de Teófilo que vem crescendo nas pesquisas internas de avaliação do eleitorado gradativamente. Existe sempre a possibilidade de um desses candidatos desistir e formar uma dobradinha (prefeito e vice), mas isso só será definido após março de 2020.

Severino Pessoa não liberou emendas para Arapiraca 

Severino Pessoa que foi aliado do prefeito Rogério Teófilo na campanha vitoriosa em 2016, após romper juntamente com a vice-prefeita, vem tecendo criticas a atual gestão. Na condição de deputado federal, desde que assumiu não viabilizou recursos através de emendas de sua autoria para Arapiraca. O município tem recebido recursos através de emendas dos deputados federais; Arthur Lira (PP) Paulão (PT) Marx Beltrão (PSD) JHC (PSB) e Tereza Nelma (PSDB).

Pessoa avalia que sua eleição para a Câmara dos Deputados fez parte de um esforço para que Arapiraca tivesse novamente “um filho da terra,” representando o município em Brasília. “Nesse início de mandato não tem sido fácil, não só pra mim, mas para todos. Mas espero que seja um mandato bastante satisfatório para Arapiraca, Agreste, Sertão e toda Alagoas”, justificou. O parlamentar afirmou que vem trabalhando a questão das emendas destinadas ao estado de Alagoas e, conforme sua avaliação, serão destinados muitos recursos para a cidade de Arapiraca.

O deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB) é apontado como candidato que terá o apoio do governador Renan Filho (MDB). Caso Nezinho não seja confirmado, o secretário estadual de Educação e vice-governador Luciano Barbosa poderia ser o plano B do Palácio República dos Palmares.

Já Cícero Valentim que já foi vereador e deputado estadual, tem o aval do deputado federal Marx Beltrão (PSD). Valentim já formou, inclusive, uma chapa com cerca de vinte pretensos candidatos a vereador com chances de ocupar algumas das 19 vagas na Câmara Municipal, terá a partir de 2021. Com o fim das coligações proporcionais, Valentim pretende fortalecer o grupo para tentar garantir espaço no Legislativo arapiraquense.

Outros nomes  
Vale lembrar que o PTC deve lançar candidatura própria também e o nome indicado é o líder comunitário Odilon Tenório. Atualmente a legenda conta com um vereador de mandato, eleito em 2016, o pastor Marcos Caetano que será candidato a reeleição.

O Advogado Claudio Canuto (PSL) será lançado oficialmente como candidato a prefeito. Ele é professor do curso de Direito da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), especialista em Direito Constitucional.

Os integrantes do PSL em Arapiraca estão deslumbrados com a vitória do presidente Jair Balsonaro, mesmo diante do grande desgaste e quedas na avaliação da preferência do eleitorado.

O presidente do diretório do Psol em Arapiraca, Lindomar Ferreira é outro nome que pode ser colocado pelo partido na disputa em 2020. Lindomar foi candidato a prefeito na eleição de 2016 e ficou na quarta colocação.