Geral

Escola, Prefeitura e sociedade se unem para acabar com descarte de lixo na linha férrea de Palmeira dos Índios

21/09/2019
Escola, Prefeitura e sociedade se unem para acabar com descarte de lixo na linha férrea de Palmeira dos Índios

Escola Humberto Mendes presente no plantio de mudas na linha férrea (Foto: José Demétrio)

Mau cheiro. Lixo. Animais mortos. Urubus. Essa era o cenário da linha férrea de Palmeira dos Índios, perto da Lagoa Juca Sampaio, em Palmeira dos Índios e também o cotidiano de muitos estudantes e professores da rede estadual no seu caminho para a Escola Estadual Humberto Mendes. Para mudar essa realidade, a escola uniu forças com a Prefeitura de Palmeira dos Índios e instituições como a Organização dos Advogados do Brasil (OAB), Rotary Clube e Sindilojas. Daí nasceu o Projeto Linha Sem Lixo, que, nesta sexta-feira (20), promoveu plantio de mudas na região. A ação precedeu a comemoração do Dia da Árvore, comemorado neste sábado (21).

O Projeto Linha sem Lixo surgiu a partir da inquietação da professora Évila Canuto, que, há 18 anos, mora próximo ao local. Ela percebeu que a situação incomodava também os alunos que residem perto da Escola Estadual Humberto Mendes e precisam passar pela localidade para chegar à unidade de ensino.

“Para se ter ideia, por causa da sujeira na linha férrea, eu e outros moradores somos forçados a encarar o trânsito de uma das mais movimentadas avenidas de Palmeira, a Vieira de Brito, onde gasto 20 minutos e passo por três semáforos para chegar à escola. Pela linha, levaria cinco. Esse cenário também afetava negativamente nossos alunos e, por isso, buscamos diversas parcerias, a exemplo da Prefeitura, OAB, Rotary e Sindilojas, que abraçaram totalmente a causa”, comemora Évila, que atua no apoio pedagógico da escola.

A parceria promoveu, nesta sexta-feira (20), após a limpeza do local, o plantio de 30 mudas de ipê e craibeiras, ação que contou também com a presença das escolas municipais Gerson Jatobá e Vera Lúcia Gama.  Além disso, está proibido o descarte de lixo na localidade e, para isso, a Prefeitura de Palmeira dos Índios instalou câmeras de videomonitoramento para flagrar e punir quem vier a infringir a determinação.

Conscientização – Os estudantes Layslla Ferreira e Sadrack Alves de Lima, respectivamente alunos da 1ª e 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Humberto Mendes, participaram do plantio de mudas e destacam a importância da ação.

 

“Levo de 15 a 20 minutos para chegar na Humberto Mendes e me deparar com aquele lixo era péssimo. Esse projeto é ótimo e vou conscientizar minha família, amigos e vizinhos, pois essa ação beneficia todos nós”, afirma Layslla. “Meu sentimento é de agradecimento. É grandioso ver os jovens trabalhando pelo meio-ambiente e querendo o melhor para as futuras gerações”, complementa Sadrack.

 

Georgia Emery, que leciona Biologia na Escola Estadual Humberto Mendes, é uma das professoras envolvidas no projeto. Ela conta que, a partir de agora, o foco será fortalecer o processo de conscientização da população. Além das câmeras de videomonitoramento, o projeto recebeu cercados de madeira para proteger as mudas plantadas e será agraciado com ecopontos para a coleta de lixo, evitando o descarte indevido do mesmo.

 

“Nossos alunos já foram às rádios divulgar o projeto e, inclusive recebemos convites de outros bairros aqui de Palmeira para fazermos ações semelhantes”, adianta.

 

O diretor da Escola Estadual Humberto Mendes fala com o orgulho do engajamento da comunidade escolar no projeto. “Esta ação nasceu a partir da observação da professora Évila e logo envolveu toda a escola. Hoje, ele ultrapassou os nossos muros. Uma iniciativa como esta fortalece ainda mais os laços entre a cidade e a instituição”, frisa André.

 

Parceiros – O Rotary Clube de Palmeira dos Índios é um dos parceiros do projeto e elogia a iniciativa. “Esta é uma causa que deve ser abraçada por toda a sociedade palmeirense”, afirmam o presidente José Laécio Porto e o sócio e ex-presidente Emílio Silva.