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Educação discute implantar autoavaliação em toda a rede

07/09/2019
Educação discute implantar autoavaliação em toda a rede

Escolas discutem implantação de projeto de autoavaliação em toda a rede de ensino da capital. Foto: Ascom Semed

O auditório Paulo Freire, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) foi palco de um encontro que reuniu a comunidade escolar das unidades municipais Luiz Pedro IV, Monsenhor Antônio Assunção e Selma Bandeira, que participam, desde 2017, do projeto piloto de autoavaliação. Durante o workshop para implantação do projeto, foram discutidos o processo, os resultados e a construção de uma proposta de expansão. O objetivo da Semed é levar o modelo, que proporciona a inclusão e a participação de toda a comunidade escolar na construção de um modelo de gestão, a todas as unidades de ensino da rede.

A Comissão de Autoavaliação da Escola (Caave) apresentou o processo de implantação, os critérios de implementação, o acompanhamento e o gerenciamento do projeto, cuja construção nas escolas selecionadas contou com a participação da parceria entre a Semed e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Por meio do monitoramento da Caave de cada escola do projeto piloto, a autoavaliação tem contribuído para a melhoria da qualidade da educação como processo contínuo de trabalho coletivo, com a participação de estudantes, pais, comunidade, professores, gestores e demais profissionais da educação. Todos os que estão relacionados às escolas participam das funções das unidades de ensino como parceiros, com foco em contribuir para a melhoria das aprendizagens de todos e de cada um.

Na relação de resultados alcançados, os gestores apontam para a conquista da comunidade, que passou a se sentir parte do processo educacional, com discussão de questões que vão desde as relações interpessoais, até o ensino com vistas a construção do plano de ações em cada uma das escolas. A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, participou da abertura do workshop e destacou a importância da iniciativa. Segundo a secretária, são anos de trabalho, com ganhos consideráveis que a rede está obtendo. “Quem ganha com isso é a ponta do sistema, as escolas e os alunos”, resume ela.

Roseane Raposo explica que a autoavaliação contribui para o desenvolvimento da aprendizagem. Foto: Ascom Semed

A coordenadora do projeto na Semed, Patrícia Calheiros, destaca que a gestão participativa é fundamental para os bons resultados. Como exemplo do envolvimento da comunidade, ela cita o fato de uma mãe de aluno da escola Luiz Pedro IV ter se colocado à disposição para atuar como monitora nos ônibus que fazem o transporte dos alunos. “Os pais passaram a enxergar as escolas como parceiras”, reforça.

A coordenadora geral de Informação e Avaliação da Semed, Roseane Raposo, explica que a autoavaliação contribui para o desenvolvimento da aprendizagem, a redução das faltas e da evasão, e a melhora do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para materializar o que estava sendo dito, a mãe de um aluno do 3º ano da escola Monsenhor Antônio Assunção, Lidiane Silva, disse ter ficado surpresa quando realizava uma atividade com o garoto. “Fui fazer um exercício de matemática com meu filho e constatei que ele sabia bem mais que eu. Fiquei muito feliz. É uma grande satisfação quando vemos isso”, concluiu.

O projeto de autoavaliação de escolas foi elaborado a partir de fevereiro de 2017, com o objetivo de oferecer o processo de avaliação sistemático, amplo e contínuo de observação, coleta e análise de dados, interpretação e análise da realidade e das práticas escolares em seus desdobramentos e interações, com vistas a contribuir para a melhoria do trabalho educacional.