Geral

Defesa Civil explica monitoramento em área de instabilidade

06/09/2019
Defesa Civil explica monitoramento em área de instabilidade

Estudantes de Engenharia conhecem o trabalho de monitoramento da Defesa Civil (Foto: Ascom Defesa Civil)

O trabalho de monitoramento realizado pelo Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cimadec) da Defesa Civil de Maceió nos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro – afetados pela instabilidade de solo – foi tema de palestra na última quarta-feira (4) para estudantes de Engenharia Civil do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), no bairro Farol.

No evento, o engenheiro Victor Azevedo e o geólogo Antonioni Guerrera, ambos do Cimadec, falaram sobre o trabalho nos bairros afetados pela instabilidade de solo, como funciona o Centro e como é realizado o monitoramento da área.

“Sob um olhar da Geologia, foi um contexto geral da problemática do Pinheiro, além de uma explicação sobre o papel da Defesa Civil no monitoramento da região. Também passamos informações sobre os estudos que foram realizados até o momento, e como isso foi importante para atribuir o problema à causa de exploração mineral”, explicou Antonioni Guerrera.

Já o engenheiro da Defesa Civil, Victor Azevedo, falou sobre os trabalhos realizados pelo Cimadec e sobre as experiências de integração multidisciplinar do Centro, que integra as áreas da Engenharia, Geologia e Meteorologia.

“Além de passar a situação atual do Pinheiro, mostramos nossas metodologias de trabalho, enfatizando a importância do vínculo entre as disciplinas e o aprendizado proveniente disso, que abarca o olhar diferenciado de cada área”, destacou o engenheiro.

Depois da explanação, os estudantes tiraram dúvidas sobre questões como a identificação de patologias em fundações, o monitoramento realizado pelo Cimadec e sobre os métodos utilizados para encontrar soluções.

A palestra dos profissionais do Cimadec aconteceu durante o evento “Boa Noite Engenharia 2019”, promovido anualmente pela faculdade, com o objetivo de promover debate de caráter informal sobre os temas gerais tratados pelas engenharias.

Sempre que solicitado, a Defesa Civil leva até instituições e comunidades palestras sobre o trabalho da instituição. Para solicitar, o interessado precisa enviar ofício para a Defesa Civil de Maceió, com informações sobre o tema sugerido e o público ser atendido. Após esta formalização, será agendado o dia e hora da apresentação.

A sede da Defesa Civil está localizada na Rua Cônego João Barros Pinho, no bairro Pinheiro, e funciona de 8h às 14h. Mais informações pelo telefone 0800 030 6205.