Alagoas

Busca por regularização de serviços turísticos em Alagoas tem aumento de 75%

10/09/2019
Busca por regularização de serviços turísticos em Alagoas tem aumento de 75%

O Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo de Alagoas (Cadastur) registrou um aumento de 75% no número de ações para regularização de prestadores de serviços turísticos no estado. Até o início do mês de setembro foram mil ações, superando o número de 571 registrados no mesmo período do ano passado.

Executado pelo Ministério do Turismo (Mtur), em parceria com os órgãos oficiais de turismo em cada estado, o Cadastur é o sistema de cadastro que garante o registro de empresas e pessoas que atuam no segmento, garantindo a qualidade do serviço prestado aos turistas. Em Alagoas, a operacionalização do sistema fica a cargo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

Dentre as ações, foram realizados novos cadastros, renovações, alterações e implantações. De acordo com os dados, Alagoas possui 614 registros de guias de turismo, 421 hospedagens, 514 agências de viagens e 196 transportadoras turísticas em situação regular em todo o estado. No segmento gastronômico, segundo maior atrativo turístico do estado, o sistema conta, ainda, com 166 restaurantes.

Segundo coordenador regional do Cadastur, Valdiron Lira, a nova atualização do Mapa do Turismo, divulgada no último mês de agosto, também contribuiu para o aumento.

“O crescimento no número se deve ao condicionamento dos municípios ao Cadastur, que passou a ser requisito para entrada e permanência na última atualização do Mapa do Turismo. O resultado foi uma crescente na procura ao Cadastur, que pode contemplar as regiões com mais abrangência a partir da adesão de quem trabalha com o turismo em cada município, e, além disso, direcionar melhor as ações do Governo do Estado”, comemora Valdiron Lira.

Vantagens

Toda a articulação promovida pelo Cadastur amplia a atuação de prestadores de serviços e dá notoriedade às atuações em diversas regiões de Alagoas. No site do Mtur é possível checar cada serviço vinculado, analisando dados, atuação da empresa e, consequentemente, dando mais segurança a quem deseja visitar o estado e escolher o serviço.

Além disso, ao serem vinculados ao sistema, quem trabalha com turismo amplia suas chances de financiamento e empréstimos para investir em seus negócios. A presença dos estabelecimentos no Cadastur consolida Alagoas como um destino seguro e pronto para receber turistas de todo o mundo.