Geral

Após audiência pública, MP abre procedimento para apurar condições de trabalho dos Agentes de Endemias

20/09/2019
Após audiência pública, MP abre procedimento para apurar condições de trabalho dos Agentes de Endemias
Após audiência pública na Câmara Municipal de Maceió para discutir a implantação do piso salarial dos agentes de endemias, o promotor de Justiça, Paulo Henrique Prado determinou, nesta sexta-feira (20), a abertura de um procedimento administrativo para apurar as condições de trabalho dos servidores.
Durante a discussão, os agentes de endemias elencaram alguns problemas enfrentados por eles no desempenho da atividade nas ruas como a precariedade nos pontos de apoio, a falta de equipamentos de segurança e de materiais no combate às pragas. De acordo com o vereador Francisco Sales, que realizou a audiência, o posicionamento do Ministério Público reforça a necessidade de valorização dos profissionais.
“Esses profissionais estão todos os dias nas ruas combatendo doenças que podem ser fatais para a população, como a leptospirose, que é transmitida por roedores, e eles não tem o apoio estrutural fundamental para fazer a atividade. Inicialmente fizemos a audiência para discutir o piso da categoria, mas depois passamos a ter conhecimento dessa triste realidade”, colocou o vereador.
Francisco Sales ressalta que o trabalho dos agentes de endemias tem sido fundamental para a manutenção da saúde dos maceioenses, principalmente no combate às doenças transmitidas pelo mosquito da dengue, que aumentam a cada dia em toda cidade.
“Infelizmente, os Agentes de Endemias estão deflagrando hoje uma paralisação por tempo indeterminado justamente pela ausência de valorização por parte da gestão pública. Com isso, gera uma grande preocupação de como ficará a assistência e o combate às pragas em toda Maceió”, afirmou ele.