Cidades

Seagri distribui 40 mil alevinos de tilápia a pequenos agricultores de Viçosa

15/08/2019
Seagri distribui 40 mil alevinos de tilápia a pequenos agricultores de Viçosa

Distribuinção incentiva os agricultores familiares e consolida uma parceria com o município, visando, sobretudo, o fortalecimento da agricultura familiar (Foto: Ronaldo Lima)

Agricultores familiares de quatro comunidades rurais do município de Viçosa foram contemplados, nesta quarta-feira (14), com a distribuição de 40 mil alevinos de tilápia pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri). Ao todo, foram beneficiadas 120 famílias.

O povoamento dos alevinos de tilápia foi feito em tanques escavados, poços e barragens das comunidades rurais da associação Caminho da Roça, Quinta da Serra e da associação dos pequenos agricultores Virgem dos Pobres.

Como explica o secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Sílvio Bulhões, a distribuição tem um simbolismo, já que incentiva os agricultores familiares e consolida uma parceria com o município, visando, sobretudo, o fortalecimento da agricultura familiar.

“Ações integradas, como na área de aquicultura e pesca, entre o município de Viçosa e o Governo de Alagoas, só trazem benefícios para o homem do campo e agrega valor às atividades do pequeno produtor”, reconhece o secretário Sílvio Bulhões.

Para o prefeito David Brandão, a distribuição de alevinos garante um alimento saudável e gera uma renda extra aos pequenos agricultores familiares das comunidades de Viçosa. “Além do plantio em sua área, o agricultor também passa a trabalhar com a atividade pesqueira”.

Alexandre dos Santos, presidente da associação Caminho da Roça, afirma que a parceria com o Governo de Alagoas só vem a fortalecer a gestão municipal e beneficia diretamente quem vive da atividade no campo. “A doação de alevinos de tilápia traz comida para as famílias e uma renda extra para os agricultores familiares”.

As quatro comunidades beneficiadas com os alevinos, também tem atividades no plantio de macaxeira, feijão, milho, inhame, laranja, banana e hortaliças. E a secretaria municipal da Agricultura de Viçosa oferece suporte com sua equipe.

Como informa o secretário de Viçosa, Romildo Melo: “Em cada comunidade é dada toda assistência técnica necessária aos agricultores familiares sobre o manejo com as tilápias e também na etapa de comercialização”.