Geral

Macri recebe FHC, que deve encontrar Fernández

22/08/2019

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se reuniram na quarta-feira, 21, como confirmou FHC em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

O ex-presidente, que está na Argentina para um seminário, publicou em sua conta no Twitter na manhã de ontem que tentaria conversar tanto com Macri quanto com seu rival na eleição presidencial argentina, Alberto Fernández.

Após reunião de 40 minutos com Macri, o ex-presidente reforçou que não se envolve na política eleitoral de outros países. “Acho que alguém que foi ou que é presidente tem que se relacionar com os Estados, não com as pessoas. Minhas opiniões são pessoais, não têm reflexo político maior”, disse, sem querer estabelecer relações com o fato de que o presidente Jair Bolsonaro tem atacado diretamente Fernández, e ameaçado deixar o Mercosul caso ele vença a votação.

Questionado sobre ter dado conselhos eleitorais a Macri, Fernando Henrique negou. “Apenas disse o que eu fiz quando era presidente na transição de um governo para o outro. Eu acho que o mais importante é que a democracia ganhe.” Ele ainda afirmou que reconhece a situação financeira instável da Argentina e isso dificulta que o governo atue com “firmeza”.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Autor: Márcio Resende, especial para o Estado
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.