Alagoas

Governo investe no fortalecimento da produção de conhecimento sobre Alagoas

01/08/2019
Governo investe no fortalecimento da produção de conhecimento sobre Alagoas

Para transformar qualquer realidade é preciso, primeiro, conhecê-la. Saber de suas nuances, entender a sua dinâmica e, a partir disso, traçar melhorias que, de fato, tenham impacto. E é justamente por acreditar nessa premissa que o Governo de Alagoas vem reforçando cada vez mais o seu papel no fomento da produção de conhecimento sobre o nosso estado.

Um dos projetos que vêm fazendo a diferença nesse quesito é a publicação do Perfil Municipal. Encabeçado pela Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc) da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o documento, que já está em sua 4ª edição, reúne os principais dados e indicadores socioeconômicos referentes aos municípios alagoanos.

“Por meio do Perfil, a população passa a ter acesso, de forma facilitada, a informações sobre a caracterização geográfica, aspectos demográficos, econômicos, sociais, políticos e da infraestrutura de cada um dos 102 municípios de Alagoas. É um documento bastante importante e que nós nos orgulhamos muito em produzir”, explica o superintendente da Sinc, Thiago Ávila.

Apesar de parecer uma tarefa fácil, até se chegar ao resultado final dos perfis, a equipe da Sinc, que é responsável pela pesquisa, faz um trabalho extenso de coleta de dados e mobiliza diversos agentes para que o documento se concretize e venha a público, o que confere segurança nas informações disponibilizadas.

“É um processo bastante complexo, que envolve pesquisas em diversas fontes oficiais. Temos um cuidado a mais quanto à precisão dos dados fornecidos e os nossos técnicos são muito orientados nesse sentido. Além da coleta, nos debruçamos sobre uma organização, sistematização e tabulação dessas informações e, a partir daí, geramos gráficos e outros elementos que facilitam a visualização e compreensão do que queremos transmitir à população”, continua ele.

Ainda segundo Thiago, o Perfil desempenha papel fundamental no subsídio de instrumentos importantes para o campo acadêmico, bem como para ações da gestão pública e do setor privado que se voltem para o desenvolvimento das regiões estudadas e, consequentemente, de todo o estado.

“Nosso intuito é fazer com que, estudantes, professores, a gestão pública e a privada possam compreender um pouco mais da realidade socioeconômica das cidades alagoanas e ter uma ferramenta de diagnóstico. Como a publicação é feita para cada um dos 102 municípios, ela serve também como um mecanismo de comparação de desenvolvimento socioeconômico entre as cidades relacionadas e, ainda, com cada município em si ao passar dos anos”, reforça o superintendente.

Professora do curso de Administração da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Natallya Levino foi uma das alagoanas que fez uso da ferramenta. Ela conta que o Perfil Municipal foi indispensável para algumas discussões, para trabalhos realizados em sala de aula e, principalmente, para a construção dos projetos pedagógicos de seu curso.

“A publicação reúne, de forma concentrada, uma série de dados que fornece uma boa perspectiva da realidade local das nossas regiões. Assim, não precisamos consultar diversas fontes, a informação está disponível de forma rápida, acessível e segura”, comenta a professora.

Banco de dados

Disponível no portal Alagoas em Dados e Informações, o Perfil Municipal faz parte de um conjunto de publicações desenvolvidas pela Seplag e que reúnem dados municipais, geoespaciais, anuários estatísticos, mapas e notas técnicas relacionadas à dinâmica social e econômica alagoana.

“O Estado vem reforçando o compromisso com a produção local do conhecimento e, sobretudo, com a transparência. O objetivo é que estejamos cada vez mais munidos e conscientes sobre o comportamento socioeconômico de Alagoas para que possamos, em conjunto, pensar melhorias que sejam assertivas para a população que precisa”, afirma o secretário titular do Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos.

Para conferir a última edição do Perfil Municipal, basta acessar dados.al.gov.br.