Geral

Singapura: moderna, modelo em transporte e um dos polos artísticos e arquitetônicos da Ásia

10/07/2019
Singapura: moderna, modelo em transporte e um dos polos artísticos e arquitetônicos da Ásia

Conhecida como “Cidade do Renascimento” e “Cidade Global para as Artes”, Singapura é um dos principais centros de convenções da Ásia e de negócios a nível global. Essa visão fez com que o lugar se tornasse uma base de investimentos para as principais empresas de arte, cultura e entretenimento da região e um destino muito procurado por turistas.

Singapura é a cidade mais moderna do sudeste asiático há mais de um século e combina cultura malaia, chinesa, árabe, indiana e inglesa, além de oferecer hotéis de luxo e grandes centros para compras.

O clima tropical de Singapura facilita a chegada de turistas em praticamente todos os meses do ano. Além disso, a excelente infraestrutura permite que os turistas aproveitem a cidade com segurança, tranquilidade e facilidade para se locomover.

Aeroporto premiado e transporte público eficiente

O premiado Aeroporto de Changi fornece linhas aéreas para as principais cidades do mundo. Segundo ranking elaborado pela Skytrax, o Aeroporto de Changi foi eleito o melhor do mundo pelo sétimo ano consecutivo.

O premiado aeroporto conta com jardins (sendo um de borboletas), cinema gratuito 24 horas por dia (exibindo os principais lançamentos), áreas de relaxamento, piscina, lounge de TV e diversas outras opções interessantes para lazer.

Os sistemas de trem e as linhas de metrô são rápidas, limpas e eficientes, alcançando os principais pontos turísticos de Singapura com tranquilidade. Além disso, os ônibus contam com aromas refrescantes, como de pimenta, eucalipto, hortelã, rosa de damasco e sândalo. A ideia veio com o objetivo de incentivar a população e os turistas a utilizarem o transporte público e assim reduzir o número de carros no trânsito da cidade.

Complexo Marina Bay Bands

Singapura tem muita área verde e conta com grandes exemplares da arquitetura contemporânea. Com arquitetura moderna e tecnologia de ponta, o complexo Marina Bay Bands representa muito bem Singapura, fazendo jus ao título de uma das cidades tecnologicamente mais avançadas do planeta.

Principal centro de entretenimento de Singapura, o Marina Bay Sands tem piscinas, shoppings, casas noturnas, spa, sala para ginástica, sete restaurantes premiados e comporta o maior cassino da cidade, que possui mais de 1.400 slots.

Outra atração do complexo é o Sands Skypark, terraço do Marina Bay Sands Hotel com uma piscina de borda infinita de 150 metros e uma paisagem que encanta os turistas. Pelo Skypark, há vistas incríveis de Singapura a 200 metros de altura com ângulos que chegam a quase 360°.

No projeto do Marina Bay Sands, uma das prioridades foi harmonizar os elementos edificados e a natureza. Sendo assim, os projetistas idealizaram belos jardins que conectam os ambientes internos e externos do complexo.

Em torno do Marina Bay Sands, há árvores com sistema de captação de água para irrigação dos jardins e placas para gerar de energia solar, que garantem sua iluminação à noite. Além disso, ainda há uma arquibancada flutuante na área externa, que são utilizadas por espectadores em corridas de Fórmula 1.

Um pouco de arte em Singapura

Há muitos museus e galerias diferentes em Singapura que um amante da arte não deve perder. Sete deles são curados pelo National Heritage Board: Museu das Civilizações Asiáticas, Memórias da Antiga Fábrica do Ford, Museu Peranakan, Reflexões em Bukit Chandu, Museu de Arte de Singapura e Museu Filatélico de Singapura.

No complexo Marina Bay Sands, há o ArtScience Museum. Com 21 galerias, esse icônico edifício inspirado em uma flor de lótus é um dos principais locais para grandes exibições internacionais de turismo, apresentando diversos temas, desde dinossauros à trabalhos da fotógrafa Annie Leibovitz.

Já o Museu Nacional de Singapura é um ótimo destino para quem pretende aprender sobre a história e cultura de Singapura. Inaugurado em 1887, ele é composto por 2800 m² de galerias que divulgam a história da cidade por meio de exposições lúdicas e didáticas, como fotografias, diferentes áudios e filmes.

Outras atrações em Singapura

O cais histórico Clark Quay é um dos lugares mais indicados para aproveitar a noite de Singapura. O local conta com diversos barzinhos e restaurantes charmosos em ambientes tranquilos e com serviços de qualidade.

Outra opção para entretenimento é visitar a Sentosa Island, ilha próxima da região central da cidade onde está localizada a Universal Studios de Singapura, que conta com 24 passeios, shows e atrações em sete zonas temáticas.