Geral

Professor José Vieira lança sua candidatura a reitor e propõe universidade compromissada com os desafios da sociedade

15/07/2019
Professor José Vieira lança sua candidatura a reitor e propõe universidade compromissada com os desafios da sociedade

Professor José Vieira

O professor José Vieira apresentou sua candidatura a reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na manhã desta sexta-feira (12). Acompanhado da vice Tânia Voronkoff, do Campus Arapiraca, o candidato inscreveu a sua chapaUFAL Compromisso e Ação para a consulta pública que será realizada em agosto.

No plano de ação, Vieira ressalta especialmente a defesa da universidade pública compromissada tanto com as demandas da sociedade, quanto do setor produtivo. “Nosso programa objetiva pensar a universidade como lugar de formação profissional, acadêmica e humana, quanto de pesquisa, inovação e de extensão”.

Ele reforça que, diante do cenário político e econômico enfrentado pelas universidades brasileiras, o momento exige serenidade, prudência e resiliência.  “A universidade pode e precisa, cada vez mais, apresentar à sociedade os resultados das pesquisas desenvolvidas, do número de profissionais formados e do papel que ela exerce em políticas públicas e na inovação e tecnologia. Dimensões que que se entrelaçam”, explica.

Entre os eixos norteadores do programa, Vieira e Tânia apresentam como objetivos enfrentar, mesmo em tempos de poucos recursos, o desafio de atender a acessibilidade e mobilidade em nossos campi, da manutenção da política de assistência estudantil, da redução de custos através da virtualização de processos, dentre outros. E, sobretudo, de administrar de forma cada vez mais eficiente e sustentável os recursos da universidade

Unidos por esses propósitos e motivados pela perspectiva de apresentar mais uma alternativa de candidatura a gestão 2020-2024 da UFAL, Vieira e Tânia colocam-se à disposição para fortalecer o debate democrático junto à comunidade universitária e a sociedade. OProfessor Vieira é docente do Campus do Sertão, atual vice-reitor, é doutor em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). A vice, professora Tânia Voronkoff, é Doutora em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal de Alagoas e docente dos Cursos de Engenharia de Produção e de Ciências Biológicas, ambos da Unidade Educacional de Penedo, vinculada ao Campus Arapiraca.