Geral

Plano de Parto na Atenção Básica é destaque em revista do Cosems AL

30/07/2019
Plano de Parto na Atenção Básica é destaque em revista do Cosems AL

A Prefeitura de Arapiraca é destaque na edição de 2019 da revista do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS AL), que publicou matéria sobre o  Plano de Parto na Atenção Básica, elaborado e executado pela coordenação Municipal de Saúde da Mulher.

O Plano foi desenvolvido a partir de um projeto piloto, baseado em pesquisa, e inserido em  cinco Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Município. Com o  objetivo beneficiar a assistência pré-natal, tanto em relação às atividades do profissional de saúde, quanto à segurança da gestante.

Para a coordenadora da Saúde da Mulher, Maria Luíza Bezerra, o Plano  de Parto trata-se de um projeto de intervenção com foco na pesquisa-ação, que possibilita aos atores a elaboração e/ou construção do trabalho mutuamente.

“O intuito do projeto foi contribuir para que as gestantes obtivessem informações necessárias sobre o período e cuidados humanizados que devem ser desempenhados pelos profissionais de saúde, garantindo a qualidade da assistência ao pré natal e redução de índices de morbimortalidade materno-infantil”, destacou a coordenadora.

Maria Luíza Bezerra ainda completa: “Este plano garante uma diferença significativa no momento do parto, tornando o acontecimento marcante, repleto de lembranças inesquecíveis para as mães e a família”.