Alagoas

Ministério realiza em Alagoas o “Seminário Investe Turismo”

25/07/2019

Alagoas irá receber no dia 09 de agosto, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, o Seminário Investe Turismo que é promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Sebrae em Alagoas e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). O evento irá apresentar aos atores públicos e privados do segmento a situação das ações e projetos do Programa Investe Turismo, assim como as linhas de crédito e outros mecanismos para auxiliar na estruturação e formalização dessa atividade econômica.

No estado, seis municípios compõe as rotas turísticas estratégicas contempladas no Projeto Investe Turismo, são eles: Maceió, Barra de Santo Antônio, São Miguel dos Milagres, Japaratinga, Maragogi e Porto de Pedras. Ao todo, será um total de 30 rotas turísticas estratégicas apoiadas pelo Programa em todo território nacional.

O Seminário, que irá reunir gestores e profissionais de órgãos públicos, privados e do terceiro-setor de Alagoas, contará com uma programação gratuita, das 8h às 18h. Na oportunidade, será apresentada a situação das ações sob responsabilidade do Comitê Gestor Nacional do Investe Turismo Nacional e Estadual. Em seguida, finalizada a programação da manhã, será a vez do painel “Oportunidades de Crédito e financiamento para o turismo”.

Já durante toda a tarde, serão realizados atendimentos individualizados (pré-agendados com o Comitê Gestor Estadual) destinados aos gestores e empresários, com duração máxima de 30 minutos. Além disso, haverá um momento de discussão técnica para a mobilização da governança das rotas, com representantes do Sebrae Nacional, Ministério do Turismo, Sebrae em Alagoas, Sedetur e toda a governança local.

Para Amanda Pinto, analista da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae em Alagoas, o Programa Investe Turismo é um passo muito importante para fortalecer o turismo no estado por meio dos pequenos negócios. “O Programa tem como proposta investir neste setor que é a certeza de geração de emprego e renda, além do desenvolvimento da estruturação das rotas turísticas no estado. Com a apresentação no Seminário, isso ficará ainda mais claro e também serão expostas as soluções disponibilizadas pelo Sebrae que atendem ao setor turístico”, comentou a analista.

As inscrições são gratuitas e são feitas na Loja Sebrae: https://loja.al.sebrae.com.br/loja/.

Sobre o Programa
O Investe Turismo está estruturado em quatro linhas, que são: o fortalecimento da governança; melhoria dos serviços e atrativos turísticos; marketing turístico e apoio à comercialização e atração de investimentos; e facilitação do acesso a serviços financeiros. Ao Sebrae coube a capacitação e incentivo ao empreendedorismo dos pequenos negócios do setor de turismo e outros que agregam ao segmento.