Alagoas

Jornalistas são perseguidos e demitidos após greve

04/07/2019
Jornalistas são perseguidos e demitidos após greve

Movimento tem a adesão de mais de 95% dos jornalistas alagoanos

O senador Fernando Collor, dono da TV Gazeta de Alagoas, emissora afiliada da Rede Globo, mandou demitir 15 jornalistas nesta quinta-feira, 04, numa imediata retaliação ao fato de os profissionais terem aderido à greve de 9 dias na empresa. As demissões sumárias aconteceram nos veículos: na TV Gazeta, G1 Alagoas e TV Mar.

Eles haviam voltado ao trabalho esta manhã, depois que o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) julgou o dissidio coletivo da categoria, mantendo a conquista do piso, impedindo a redução salarial, além de garantir 3% de reposição do índice de inflação nos salários.

Os jornalistas fizeram greve por que Collor mandou que a direção da Organização Arnon de Mello reduzisse em 40% os salários do pessoal das empresas Gazeta – Rádio, TV, Jornal e Web.

A retaliação “collorida” foi denunciada pelo Sindicato dos Jornalistas de Alagoas ao Ministério Público do Trabalho. O caso tipifica uma ação criminosa de assédio moral, perseguição aos profissionais que lutaram contra a redução salarial que as empresas de Collor estavam impondo no acordo coletivo de trabalho.

De imediato, o Sindicato dos Jornalistas convocou uma nova assembleia geral da categoria para às 19h30 de hoje e lançou uma nota oficial, condenando as ações draconianas do senador Collor e dos seus prepostos nas empresas Gazeta.

Eis a íntegra da nota oficial do Sindicato

Primeiramente o Sindicato dos Jornalistas do Estado de Alagoas manifesta total e irrestrita solidariedade aos companheiros e companheiras que estão sofrendo, nas empresas, medidas retaliativas – demissões ou mudança de funções – que configuram perseguição e assédio moral, em decorrência de participação na justa greve – legalmente reconhecida pela Justiça do Trabalho – contra a tentativa de redução salarial por parte dos grandes grupos de comunicação do Estado.

Entendemos que tal comportamento configura ainda dano coletivo à categoria e à sociedade e prática antissindical, condutas estas que vão de encontro aos princípios constitucionais de direito de greve e organização sindical.

O Sindicato esclarece que até a publicação do Acórdão do julgamento do TRT, prevalecem os  direitos de greve dos trabalhadores, e que, desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira, ao tomar conhecimento das ocorrências de demissões no grupo OAM, está  atuando, junto aos seus advogados, com todas as providências jurídicas possíveis e adotando todas as articulações que o caso requer.

Ainda na tarde desta quinta-feira (às 15h) a diretoria do Sindjornal estará se reunindo com todos os profissionais demitidos, na sede do Sindicato, para as devidas orientações.

Ao mesmo tempo, convoca toda a categoria para uma assembleia extraordinária, no Sindicato dos Bancários, às 19h30 desta quinta-feira, para os devidos informes e encaminhamentos necessários.

Não esqueçamos: Nossa união é nossa força. Juntos somos fortes e vamos vencer mais essa batalha.