Alagoas

Encontro Cultural integra adolescentes socioeducandos de Alagoas

04/07/2019
Encontro Cultural integra adolescentes socioeducandos de Alagoas

Socioeducandos de cinco Unidades de Internação de Maceió participaram, na manhã desta quarta-feira (3), do Encontro Cultural promovido pela Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), vinculada à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).

Os adolescentes, que tem entre 14 e 20 anos, protagonizaram as apresentações artísticas e encantaram o público dando um show confiança e entrosamento. As apresentações foram todas inspiradas na cultura de Alagoas e incluíram peça teatral, paródia, coco de roda e fanfarra; a Banda do Ronda no Bairro, prata da casa da Seprev, também participou do evento.

A gerente de Desenvolvimento Integral da Sumese, Cássia Moreno, explica que a iniciativa buscou aperfeiçoar a base cultural dos adolescentes e trazer a diversificação das ações promovidas pelos educadores sociais. Ela destacou ainda que toda a equipe pedagógica esteve envolvida no projeto trabalhando a integração dos garotos.

“O Encontro Cultural teve um cunho pedagógico muito forte, que foi a redescoberta da nossa cultura, apresentando para os adolescentes aquilo que é nosso, que é bem nordestino, o que a gente cria. Além disso, esta é uma ferramenta importantíssima para que eles se envolvam, mostrem sua criatividade e, a cima de tudo, se integrem”, afirmou.

A superintendente de Medidas Socioeducativas, Denise Paranhos, falou que eventos como o Encontro Cultural são fundamentais, destacando a inclusão da cultura para a transformação desses adolescentes. “Foi um desafio muito grande, um processo longo de preparação, mas aqui está o resultado: um evento lindo com muitos adolescentes e servidores interagindo”.

SOCIOEDUCAÇÃO

O supervisor de Esporte, Cultura e Lazer da Sumese, Thiago Santos da Silva, comentou a eficiência da educação no cumprimento das medidas socioeducativas. “O processo pedagógico oferece um universo completamente novo de conhecimento e possibilidades. Isso contribui significativamente para uma reinserção social perene e de qualidade, uma vez que os próprios socioeducandos passam a buscar uma mudança de vida”, declarou.

Mais de 300 jovens e adolescentes, entre 14 e 20 anos, cumprem medidas socioeducativas nas 14 Unidades de Internação de Maceió e região metropolitana. Nesse âmbito, a educação assume um papel extremamente importante na formação e no desenvolvimento desses jovens, fomentando a cidadania e a inclusão social.