Geral

‘O Brasil está acostumado a jogar sob pressão’, diz técnico do Peru

21/06/2019

O técnico Ricardo Gareca afirmou que o momento vivido pela seleção brasileira não representa uma vantagem para o Peru na partida deste sábado, na Arena Corinthians, pela última rodada da fase de grupos da Copa América. Os donos da casa empataram por 0 a 0 diante da Venezuela e receberam vaias na última partida em Salvador.

“Não estamos preocupados com o momento brasileiro. Não é da nossa conta. As críticas são normais quando as coisas não saem bem. Não levo em consideração. Vamos ter de focar em nossa atuação. A situação brasileira não faz parte do nosso planejamento. Nós sabemos como eles jogam e será um jogo muito complicado”, afirmou o treinador em entrevista coletiva na noite desta sexta-feira na Arena Corinthians.

“O Brasil está acostumado a jogar sob pressão. É um time gigante. É sempre um jogo especial”, completou Gareca, que teve passagem de três meses pelo Palmeiras em 2014. Em 13 jogos, ele somou quatro vitórias, um empate e oito derrotas.

O treinador também comentou o último encontro entre as duas seleções na Copa América. Em 2016, o Peru venceu por 1 a 0, nos Estados Unidos. Com a derrota, o Brasil caiu na primeira fase e o técnico Dunga acabou sendo demitido. “Foi memorável. O Brasil dominou a partida e tivemos sorte de aproveitar a oportunidade. Foi um jogo coletivo e de muita entrega”, recordou o treinador, que comanda o time peruano há quatro anos.

Na visão de Gareca, o caminho para tentar repetir a vitória neste sábado é apostar no jogo coletivo. “Temos um caminho já percorrido com uma equipe entrosada. Vamos precisar de sorte e precisamos trabalhar coletivamente”, afirmou Gareca.

A única dúvida é a escalação do zagueiro Carlos Zambrano, que tem uma lesão muscular. Araujo deve entrar em seu lugar. A formação deve repetir a base da que venceu a Bolívia por 3 a 1, no Maracanã. O treinador descartou poupar jogadores, pois o Peru ainda não está classificado. Brasileiros e peruanos estão empatados com quatro pontos no Grupo A; a Venezuela tem dois e a Bolívia ainda não pontuou.

“Não vamos poupar ninguém. Vamos ver aqueles que estão bem fisicamente, mas não temos condições de preservar neste momento. Ainda não estamos classificados”, afirmou Gareca.

Autor: Gonçalo Junior
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.