Geral

Defesa Civil está em nível de alerta de monitoramento

18/06/2019
Defesa Civil está em nível de alerta de monitoramento

A Defesa Civil Municipal informa que está monitorando as chuvas na capital nesta segunda-feira (17) e opera em Nível de Alerta dentro do Protocolo de Proteção e Ação de Defesa Civil.

Ao entrar em Nível Operacional de Alerta, a Defesa Civil Municipal, além do monitoramento hidrometeorológico, atua na verificação de estrutura de edificações e condições de solo em regiões de risco.

O acumulado de chuva nas últimas 72 horas em Maceió registrou 99mm no Posto Pluviométrico instalado no bairro do Antares, local onde houve maior concentração de chuva.

Dentro do Protocolo de Monitoramento, definido pela Defesa Civil Municipal, Sala de Alerta da Secretaria de estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemade), o volume de chuvas para um possível acionamento de qualquer plano de evacuação deve atingir 150 mm em 72 horas ou alerta de chuva, além de agravamento das condições de solo e estrutura de edificações – chegando ao Alerta Máximo.

As chuvas que atingem Maceió se concentram de forma mais intensa na parte alta da cidade. Segundo a Sala de Alerta, a previsão é de continuidade de chuvas durante a noite e madrugada desta segunda e terça-feira (17 e 18), intercalada com períodos de tempo seco.

Para a região do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, o volume de chuva não ultrapassou os 76 mm em 72 horas (pluviômetro localizado próximo a Casa Vieira). As equipes da Defesa Civil continuam nas ruas dos bairros analisando as condições das edificações e de solo e não há, até o momento, qualquer intercorrência.

A Defesa Civil Municipal se encontra em Alerta e devido aos acumulados de chuva -principalmente na parte alta da cidade – e a probabilidade de continuidade das mesmas, orienta que em caso de se sentir em risco, a população procure abrigo em local seguro até a chuva passar.

Em casos de ocorrências, as pessoas podem acionar a Defesa Civil Municipal pelo 0800 030 6205, no horário de 8h às 18h de segunda a sexta-feira. Após este período, a população pode ligar para o Corpo de Bombeiros, no telefone 193, que as chamadas são encaminhadas para o órgão municipal.

Ocorrências

As equipes de Defesa Civil atenderam nesta segunda (17) ocorrência em Ipioca, Benedito Bentes e Petrópolis, todas com situação de deslizamento de barreria sem vítimas.

Em Ipioca, o deslizamento de barreira atingiu o muro de uma residência. Os moradores das casas próximas a barreira receberam atendimento da Diretoria Social da Defesa Civil, onde foi sugerida inclusão no auxílio-moradia das famílias com perfil, mas as mesmas optaram pelo abrigamento preventivo na casa de parentes até o cessar da chuva.

No Alto da Alegria, no Benedito Bentes, o deslizamento de barreira afetou os fundos de uma casa, assim como na Comunidade Poço Azul, no bairro Petrópolis.