Geral

Arraiá Vovô Pedro encanta a comunidade Vila Capim pela 1ª vez

24/06/2019
Arraiá Vovô Pedro encanta a comunidade Vila Capim pela 1ª vez

Xaxado Nação Cangaço deixou todo mundo “de boca aberta” com resgate (Foto: Samuel Alves)

Este tem sido um São João Comunitário de muitas estreias. Uma delas é a do Arraiá Vovô Pedro, na comunidade Vila Capim.

Eles realizaram o seu festejo junino neste domingo (23), véspera do Dia de São João.

Os moradores da localidade e das regiões vizinhas foram até o palhoção montado e nem a chuva atrapalhou o cabeleleiro César Roberto Araújo, de 34 anos, de levar seus filhos para ver.

“Hoje os jovens só querem saber de ‘paredão’ e essas músicas da moda. É preciso que a tradição ganhe força e eventos assim servem para isso. Inclusive, para apresentar o São João para a criançada”, diz ele, que estava acompanhado da esposa Williane Silva e dos filhos Willames, de 5 anos, e Anthony, de 2.

Eles assistiram de perto este resgate com o Xaxado Nação Cangaço, o Coco de Roda Balança Mas Não Cai e a uma apresentação da quadrilha matuta infantil com jovens da comunidade, homenageando o rio São Francisco, o nosso “Velho Chico”.

Era dia de fogueira e várias crianças estavam “soltando chuvinha”, um clima muito agradável na Vila Capim.

POVO NA RUA

“É isso que a gente gosta de ver: as famílias na rua, como antigamente. Muito feliz com a presença de todos aqui hoje”, comenta o organizador do Arraiá Vovô Pedro, Valmir Farias, conhecido como “Soró”. Segundo ele, ano que vem, tem mais. O nome do arraiá é uma reverência a Pedro Cavalcante, dono de cartórios pela cidade, a quem Soró tem grande apreço.

Para fechar a noite com chave de ouro – enquanto os jurados se deleitavam com uma mesa farta de cuscuz, pamonha, tapioca, canjica, pipoca, bolo de milho, bolo de macaxeira, quentão, suco de milho, arroz doce, mungunzá e milho cozido –, houve a performance da Junina Lengo Tengo.

A quadrilha estilizada do bairro Brasília trouxe para todos e todas um enredo que referenciava “O Pequeno Príncipe”, do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, à procura daquilo que o cativasse: a beleza de um amor de São João.

Por lá ainda, brincadeiras e dinâmicas da Pitú, um dos patrocinadores oficiais do Aravantu – São João de Arapiraca 2019, distribuindo doses gratuitas para a população.

Estiveram presentes a secretária Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Rosângela Carvalho, representando o prefeito Rogério Teófilo; a diretora de Markting do Grupo Coringa, Kilma Marques; e a assessora técnica do senador Rodrigo Cunha, representando-o na estreia do arraiá.