Geral

Sesc realiza projeto Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa

27/05/2019
Sesc realiza projeto Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa

No dia 12 de junho, o Sesc realiza o projeto “Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa”, a partir das 9h, na Unidade do Sesc Poço. As inscrições são gratuitas, e podem ser realizadas pelo telefone (82) 2123 2415.

A iniciativa surgiu em 2016 com foco nas questões de violência para alertar os idosos, profissionais e a comunidade em geral sobre para a relevância da notificação desses casos para que as autoridades competentes tomem as providências cabíveis quanto à proteção e validação dos direitos dos idosos preconizados na Política Nacional do Idoso e no Estatuto do Idoso.

O encontro acontece uma vez por ano, no mês de junho, sempre na semana do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. É uma ação realizada com diversos parceiros internos e externos. São desenvolvidas rodas de conversas, palestras, debates, exibição de vídeos e apresentações de esquetes teatrais e musicais. A ação é gratuita e aberta ao público em geral.

Nesse sentido, a discussão da violência contra a Pessoa Idosa tornou-se prioridade nas temáticas a serem trabalhadas junto ao Trabalho Social com Idosos – TSI. A ação tomou notoriedade e a cada ano vem compactuando com relevantes parceiros no combate às diferentes formas de violação aos direitos das pessoas idosas.

Este ano, a ideia da Mesa Redonda para profissionais é trazer discussões de violência pouco debatida, pois ao pensar em violência logo se pensa nos tipos: física e psicológica. Porém, há tipos que fazem parte do cotidiano da pessoa idosa que precisam ser levantadas e discutidas como: a patrimonial, a sócio política e a institucional, por exemplo.

A partir da Mesa Redonda pretende-se trazer, através do debate, uma reflexão de outras formas de violências e suas formas de enfrentamento através da informação e consequentemente plantar a semente da inquietude sobre a questão da violência contra a pessoa idosa, para que desse modo os profissionais de diferentes áreas possam atuar nessas situações com um olhar mais amplo e saber como atuar nesses casos.

Mesmo diante da constatação da violência diária nas mais diferentes formas, grande parte dos idosos maltratados ou violentados não toma a iniciativa de denunciar seu agressor, pelos mais diferentes motivos, inclusive por não perceber o evento como agressão ou violência, dada sua “naturalização”. Portanto, é necessário conhecer as representações elaboradas pelo idoso sobre violência e maus tratos, assim como suas estratégias para vencê-las ou minimiza-las.

Mesa de Abertura: Presidente, Diretor, Gerente e Coordenadora/ Sesc (a confirmar)

Mesa Redonda: “As várias faces da violência contra a pessoa idosa: formas de enfrentamento”

Composição da mesa:

Mediadora da Mesa: Joissy Evany – Assistente Social do Trabalho Social com Idosos do Sesc/AL

1º Palestrante: Mestre em Direito pela UFAL. Doutorando em Direito pela Universidade de Coimbra/ Portugal. Professor da Universidade Federal de Alagoas – UFAL e da Escola Superior da Magistratura. Juiz de Direito Titular da 26ª Vara Cível/Família de Maceió e Presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família – IBDFAM/AL

Dr.Wlademir Paes de Lira

2ª Palestrante: Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Doutoranda em Serviço Social – UFAL. Especialista em Serviço Social, Direitos e Políticas Públicas. Conselheira 1ª Secretaria do Conselho Regional de Serviço Social – 16ª Região. Estudiosa do tema Violência. Professora Universitária.

Profª Drª Maricelly Costa Santos

Tarde.

– Local: Espaço Recreativo e Cultural / Sesc Poço

  • 14h – Aula de Ginástica Aberta em Alusão ao Dia de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa.

(Sugerimos que todos os participantes vistam camiseta branca)

14h30  Palestra “Cidadania e Segurança do Idoso -Aspectos da Violência Urbana”

 Drª Dalva Tenório – Promotora de Justiça

Drº Lucas Sachsida Carneiro – Promotor de Justiça

  • 14h ás 16h – Plantão de Direitos com instituições convidadas

RAVVS – Rede de Apoio às Vítimas de Violência Sexual

SESAU – Secretaria de Saúde do Estado

Sesc – Serviço Social do Comércio

Faculdade Estácio de Sá