Geral

Movimentos sociais se organizam para 2º dia nacional em defesa da educação

24/05/2019
Movimentos sociais se organizam para 2º dia nacional em defesa da educação

A luta em defesa da educação pública no Brasil está cada vez mais forte. Depois do sucesso da Greve Nacional da Educação, realizada no dia 15 de maio, com milhares de pessoas nas ruas do país dizendo não aos cortes de recursos e à reforma da previdência, está marcado para 30 de maio um segundo dia de mobilização. Em Maceió, a concentração está marcada para as 13h, na Praça do Centenário.

Depois de reunião unificada entre lideranças estudantis e instituições que representam trabalhadores/as da educação pública da rede básica até a superior, realizada nesta quinta-feira (23), a iniciativa dos estudantes ganhou o apoio dos sindicatos e movimentos sociais, que declararam total apoio ao movimento dos estudantes, e se comprometeram a mobilizar suas bases a participar da luta, que beneficia toda a sociedade.

Consuelo Correia, presidenta do Sinteal, reconhece papel dos estudantes no enfrentamento. “É um momento histórico, em que precisamos unir as forças em defesa do bem maior que podemos ter, que é a educação pública. A greve que organizamos no dia 15 se agigantou com a participação dos estudantes, e agora é a nossa vez de apoiar e fortalecer a mobilização deles. Estaremos lá fazendo a luta e unificada, rumo à greve geral do dia 14 de junho”.

A greve geral está sendo convocada pelas centrais sindicais para todas as categorias de trabalhadores do país, rejeitando a pauta do governo Bolsonaro. “Só impõe retirada de direitos, militarização das escolas e aprofundamento da crise econômica que só penaliza os mais pobres”, completa Consuelo.

Depois dos protestos do último dia 15, o Governo fez a revisão orçamentária e diminuiu o tamanho dos cortes do MEC, mas não foi suficiente para que evitar o risco de interromper o funcionamento adequado das instituições. A mobilização está mantida e crescendo.