Alagoas

Governador Renan Filho empossa novos gerentes regionais nesta quinta (2)

02/05/2019
Governador Renan Filho empossa novos gerentes regionais nesta quinta (2)

Novos gestores regionais durante formação para assumir às gerências (Foto: José Demétrio)

O governador Renan Filho e o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, empossam os 13 novos gerentes regionais para o biênio 2019/2020. A solenidade esta marcada para esta quinta-feira (2), às 10h, no Salão Aqualtune, do Palácio República dos Palmares.

Os 13 gerentes representam a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em suas respectivas regiões, atuando ainda como ponte entre as redes de ensino (estadual, federal, municipais e particulares). Eles são responsáveis pelo desenvolvimento de projetos para melhorar a educação da região, bem como executar as propostas lançadas pela Pasta.

Meritocracia – A seleção tem como base principal a última nota obtida no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). são convocados gestores de escolas com melhor Ideb, das redes municipais e estaduais, nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio (1ª a 3ª série) em cada microrregião – uma lista com as melhores notas do Ideb é divulgada no Diário Oficial do Estado, com duas ou três escolas concorrendo em cada categoria acima citadas.

Neste processo seletivo, apresentam ainda o currículo, um plano de gestão e, posteriormente, participam de uma discussão do caso e entrevistas com uma banca avaliadora. O método de seleção mostrou-se eficaz e este ano, o governo dá posse à 3ª geração de gerentes regionais por meritocracia. O modelo inspira, atualmente, o Paraná, que estuda sua aplicação.

Formação – Antes de assumir, as novas lideranças regionais passaram por um ciclo de formação, com foco na estrutura organizacional da pasta, processos internos, gestão de pessoas e alta performance pessoal.

O destaque deste biênio fica por conta do empossamento de Heline Mariane Rocha Batista, coordenadora pedagógica da escola com maior Ideb do Brasil. A EscolaMunicipal de Educação Básica Vereador José Wilson Melo Nascimento, de Coruripe, conquistou a nota de 9.9 no Ideb 2017.

Novos gerentes – Confira quem são os gestores que serão empossados e atuarão como gerentes regionais durante o biênio 2019/2020:

1ª Gere: Lidiana Gomes Costa – Escola Estadual Professora Miran Marroquim de Quintella Cavalcante, de Maceió – IDEB 4.2;

2ª Gere: Heline Mariane Rocha Batista – Escola Municipal de Educação Básica Vereador José Wilson Melo Nascimento, de Coruripe – IDEB 9.9/8.1

3ª Gere: Claudean Vitorino Ferro – Escola Estadual Manoel Passos, de Palmeira dos Índios – IDEB 4.4

4ª Gere: Marcello Christiano Carnaúba Lins – Escola Estadual Professor Silvério Lins, de Mar Vermelho – IDEB 3.7

6ª Gere: Maria Marta Tavares da Silva – Escola Estadual Professora Laura Maria Chagas de Assis, de Santana do Ipanema – 4.9

7ª Gere: Maria Simone Bezerra Campos de Alencar – Escola Estadual Dr. Jorge de Lima,

de União dos Palmares – IDEB 5.2

8ª Gere: Maria de Fátima Santos Silva – Escola Estadual do Caboclo, de São José da Tapera – IDEB 3.7

9ª Gere: Maria Cristina do Nascimento Bóia Araújo – Escola Estadual Anália Tenório, de Olho d’Água Grande – IDEB 4.0

10ª Gere: Fabiana Maria da Silva Verçosa – Escola Estadual Professor Sebastião Felisberto de Carvalho, de Barra de Santo Antônio – IDEB 3.3

11ª Gere: Carleane Chagas Santos – Escola Estadual Luiz Bastos, de Canapi – IDEB 3.9

12ª Gere: Sérgio Rocha da Silva – Escola Estadual Tabuleiro do Pinto, de Rio Largo – IDEB 3.9

13ª Gere: Taciana Gomes Ferreira da Silva – Escola Estadual Maria Amália, de Maceió – IDEB 5.3

A 5ª Gerência Regional permanece sob comando da atual gerente, Maria Eliete Barros da Rocha, até a realização de novo processo seletivo tendo em vista a impossibilidade da selecionada atual de assumir a função.