Alagoas

Deputado apresenta Projeto de Lei que regulamenta descanso digno para enfermagem alagoana

31/05/2019
Deputado apresenta Projeto de Lei que regulamenta descanso digno para enfermagem alagoana

Enfermeiros de Alagoas contam com o apoio do Deputado Davi Maia

Os enfermeiros de Alagoas contam agora com mais um aliado no exercício de suas funções diárias. O deputado estadual Davi Maia apresentou, nesta sexta-feira (31), o primeiro Projeto de Lei do seu mandato e que regulamenta a disponibilização de locais para convivência e descanso em instituições privadas e públicas do Estado.

O anúncio foi feito durante a Sessão Especial com o tema “Enfermagem, uma voz para liderar: saúde para todos”, que aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa de Alagoas. Na ocasião, Maia também apresentou debateu a realidade da categoria para buscar soluções junto aos profissionais.

“De acordo com estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz, por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem, em 2015, em Alagoas, 63,3% da equipe de enfermagem declarou que há um desgaste na função. Falamos, aqui, de sucateamento do sistema de saúde, de carga horária acima da média, de falta de estrutura e tantas outras questões eles sentem na pele todos os dias”, afirma.

O evento teve a participação de membros ligados à área de saúde como o deputado estadual Cabo Bebeto, Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL), Renné Costa da Secretaria Municipal de Saúde, Mariana Coelho, a presidente do Sindicatos dos Enfermeiros, Renilda Barreto e o representante do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Lauro César.

“Não podemos aceitar viver com salários defasados. O conselho de enfermagem está nessa luta e, por isso, espaços como esses são fundamentais”, explicou Lauro.

Ainda durante a sessão, Maia foi homenageado pelos seus trabalhos à categoria e recebeu do Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL), Renné Costa, o diploma de Amigo da Enfermagem.

“Agradeço a surpresa e saibam que a minha luta vai irradiar nessa Assembleia e nós teremos apoio também de outros deputados e este diploma ficará no meu gabinete para que todos saibam que essa é uma das minhas lutas”, agradeceu Maia.

Semana da Enfermagem

A sessão aconteceu como parte das atividades realizadas pelo Coren em comemoração à 2ª Semana da Enfermagem Alagoana, que teve início no dia 26 de maio e segue até esta sexta-feira (31) e teve palestras, atividades esportivas e científicas com estudantes, profissionais e a população de forma geral.