Geral

PAA: Município distribui 115 toneladas de alimentos até Maio

13/03/2019
PAA: Município distribui 115 toneladas de alimentos até Maio

“Agradeço a Deus, todos os dias,  por não faltar alimentos na minha mesa. Desde quando  entrei na associação, que recebe alimentos do programa municipal, tudo na minha casa mudou. Eu recebo alimentos todas as semanas. Sopa, verduras e outros”.

A declaração é de Maria Flávia Braga, 32, dona de casa, mãe de dois filhos, moradora do bairro Capiatã, e uma das beneficiadas com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), elaborado pelo  Governo Federal e gerenciado pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Com lágrimas nos olhos, emocionou os presentes na cerimônia de entrega dos produtos  agrícolas destinados pelo PAA, importante instrumento de transformação na vida de agricultores familiares, entidades socioassistenciais de Arapiraca e pessoas como a Maria Flávia.

Entre os emocionados, o Prefeito Rogério Teófilo, que recebeu abraço e uma carta das mãos da dona de casa, expressando  o seu sentimento de gratidão. “A Maria Flávia reflete a essência do PAA, programa que visa o fortalecimento da agricultura familiar em nosso município e leva alimentos à mesa de quem precisa”, ressaltou Teófilo.

ETAPA DE ENTREGA

Nesta  terça-feira (12) foi iniciada, na sede do PAA, no bairro Ouro Preto,  a etapa de entrega dos alimentos produzidos pelos 172 agricultores familiares, inscritos no programa, às 24 entidades sócioassistenciais cadastradas.

De acordo com Flávio Maurício, secretário de Desenvolvimento Rural, até o mês de maio serão distribuídas cerca de 115 toneladas de alimentos da edição 2018/2019 do PAA. Entre os 18 itens adquiridos estão frutas, hortaliças, raízes e processados à base da mandioca, a exemplo de  bolos, broas e doces, que beneficiarão a cerca de mais de mil pessoas gratuitamente.

“Esse é um importante momento para o município, onde mais uma etapa do PAA está sendo cumprida, graças ao compromisso do prefeito e da equipe da secretaria, que também dispõe do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural. Estamos completando o ciclo, que é composto por  assistência técnica, preparação da terra, escoamento da produção, através de processo de mecanização e a comercialização dos produtos”, destacou Flávio Maurício.

“Eu faço parte da Associação de Mulheres da Comunidade Taboquinha, um grupo de 22 agricultoras que mudaram as suas realidades e de suas famílias. A partir da venda dos nossos produtos, melhoramos a renda de casa e a nossa qualidade de vida”, completou.

Na ocasião, também estiveram presentes secretários municipais, representantes da Câmara de Vereadores, do Banco do Nordeste, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, a exemplo de Valdeci Araújo, coordenador do PAA, Fabiana Fontes, superintendente de Agricultura e Anderson Soares, agrônomo.