Geral

Faltas de energia paralisam abastecimento de água para 10 cidades do Agreste

22/03/2019
Faltas de energia paralisam abastecimento de água para 10 cidades do Agreste

Faltas de energia em duas estações dos Sistemas Coletivos do Agreste, desde a noite desta quinta-feira (21), provocaram a paralisação total do abastecimento de água para 10 cidades da região, bem como para as comunidades da zona rural.

As faltas de energia atingem a Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT) de Campo Grande, que integra do antigo Sistema Coletivo do Agreste, e a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Arapiraca, que faz parte do novo Sistema Coletivo do Agreste.

Por essa razão, os dois sistemas estão parados e todas as 10 cidades atendidas estão sem água. São elas. Olho D’Água Grande, Campo Grande, São Brás, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande, Arapiraca, Coité do Nóia, Craíbas e Igaci.

Técnicos da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e da empresa parceira Agreste Saneamento aguardam a normalização do fornecimento elétrico para que os sistemas voltem a operar. Mesmo assim, alertam que, após o restabelecimento da energia, são necessárias pelo menos 24 horas para que o abastecimento se normalize para as cidades e até 48 horas para que chegue água na zona rural.

A distribuidora de energia Equatorial informou que seus profissionais já estão em campo para resolver o problema, o qual atinge uma linha de alta tensão. A previsão informada pela Assessoria de Comunicação da empresa é que o serviço seja concluído por volta das 11h de hoje.