Geral

Zumbi dos Palmares tem alta de 4,2% na movimentação durante o carnaval

28/02/2019
Zumbi dos Palmares tem alta de 4,2% na movimentação durante o carnaval

O Aeroporto Internacional de Maceió/Zumbi dos Palmares (AL) espera receber cerca de 45,2 mil passageiros no carnaval, entre os dias 1º e 7 de março. O número é 4,2% superior aos 43,3 mil viajantes registrados durante a folia de 2018, que ocorreu no período de 9 a 15/2. Além disso, são esperadas 290 operações de pousos e decolagens.   

A estimativa é fortalecida pelo incremento de 13 voos extras já programados para atender a demanda. Serão oito operações realizadas pela Azul, entre chegadas e partidas, de Confins (MG), Porto Alegre (RS), Ribeirão Preto (SP), Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG). A Gol contará com quatro voos, com rotas envolvendo os aeroportos de Guarulhos e Campinas (SP). Já a Latam, programou um voo extra para Congonhas (SP).    

Nos demais aeroportos da Infraero com voos comerciais regulares, a estimativa também é de crescimento neste feriado de carnaval. Entre os dias 1º e 7/2, os 46 terminais da Rede devem receber 1,45 milhão de passageiros. A alta registrada é 1% superior à movimentação registrada em 2018, quando 1,43 milhão de viajantes foram transportados no período de 9 a 15/2. Já o fluxo de aeronaves deve ser de aproximadamente 12,14 mil pousos e decolagens. 

Para garantir a fluidez nas operações e no funcionamento de toda infraestrutura aeroportuária durante o feriadão, uma série de ações foram adotadas para atender ao grande fluxo de passageiros e manter o conforto e a segurança dos usuários. Equipes de segurança e operações foram reforçadas por meio de remanejamento das escalas de trabalho; os “amarelinhos”, funcionários de colete amarelo da Infraero com a frase “Posso Ajudar/May I Help You?” também estarão preparados para tirar dúvidas e orientar os viajantes.    

Guia do Passageiro 

Informações sobre viagens, direitos e responsabilidades do passageiro e da companhia área podem ser conferidas no Guia do Passageiro. O material também traz explicações sobre o funcionamento do setor aéreo e dicas, como peso e devolução de bagagem, transporte de animais e produtos de origem animal e vegetal trazidos do exterior. O guia pode ser lido clicando aqui. 

Movimento operacional 

Com capacidade para receber 5,3 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto de Maceió (AL) fechou o ano de 2018 com recorde na movimentação de passageiros. Mais de 2,1 milhões de viajantes passaram pelo terminal alagoano no período, 5,4% a mais que o recorde anterior de 2 milhões, registrado em 2017. O fluxo de aeronaves também registou alta de 3,3% no ano passado, com 18.5 mil operações de pousos e decolagens.