Política

Assembleia tem palmeirense no comando após 30 anos

04/02/2019
Assembleia tem palmeirense no comando após 30 anos

Marcelo Victor coloca Palmeira dos Índios no comando de um dos poderes de Alagoas após 30 anos

O que já era esperado em razão das articulações reveladas pela imprensa sobre a eleição da Mesa Diretora da Assembleia foi consolidado na tarde de sexta-feira (02) na solenidade de posse dos novos deputados estaduais em Alagoas.

O jovem parlamentar Marcelo Victor (SD), porém experiente na Casa de Tavares Bastos, pois acumula o quarto mandato consecutivo (2006-2019) foi eleito presidente do Poder Legislativo alagoano para o biênio 2019-2021.

Natural de Palmeira dos Índios, mas com atuação mais efetiva nos municípios de Rio Largo e no bairro de Benedito Bentes, na capital, ele repete o feito do ex-deputado Jota Duarte que há 30 anos alcançou à presidência daquele Poder e chegou a assumir interinamente o Estado de Alagoas por alguns dias.

Marcelo Victor agora é o terceiro na linha sucessória do Estado de Alagoas e tem chances também de chegar ao governo do Estado, caso se mantenha no posto até o fim do mandato e os prognósticos políticos para 2022 se concretizem com uma possível candidatura do governador Renan Filho ao Senado da República e de seu vice Luciano Barbosa – um pouco antes à prefeitura de Arapiraca.

Como filho natural de Palmeira dos Índios, a cidade volta a participar – mesmo que discretamente do cenário político estadual, haja vista nos últimos anos caminhar pelos trilhos do ostracismo devido à falta de protagonismo político de seus representantes.

Mesa Diretora da ALE

Posse
A solenidade de posse foi presidida pelo deputado Chico Tenório e contou com um plenário lotado de familiares e convidados dos parlamentares. Em discurso Chico Tenório disse que todos deverão trabalhar para retribuir a confiança do eleitor.

“Quero desejar êxito a todos e todas que tomam posse na sessão desta sexta aqui na Assembleia”, arrematou.

Após a fala de Tenório, os deputados passaram ao processo de votação da Mesa Diretora e com 26 dos 27 votos (abstenção de Olavo Calheiros) elegeram Marcelo Victor para a presidência. Outro destaque na Mesa é a deputada Ângela Garrote (terceira vice-presidente) que teve votação expressiva em Palmeira dos Índios e mete medo por seu poderio eleitoral e prestígio nos plantonistas da prefeitura local.

Em discurso, quando empossado na presidência da Casa, o deputado Marcelo Victor (Solidariedade) agradeceu aos seus pares pela confiança nele depositada e afirmou que
externará sua gratidão colocando os interesses públicos acima da vaidade e dos interesses pessoais. Disse ainda que atuará sempre em defesa das prerrogativas dos deputados e do Parlamento. “O presidente da Assembleia tem que ser coadjuvante.

O protagonismo tem que estar com o plenário e com cada um dos senhores deputados”, declarou o novo presidente do Legislativo alagoano.

Marcelo Victor destacou a presença de seu pai, o ex-deputado Gervásio Raimundo, de 90 anos, que estava no plenário prestigiando sua assunção ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa. Após encerrar a sessão, Marcelo Victor concedeu uma entrevista à imprensa  onde reafirmou a parceria com o Governo do Estado. “Nós sempre fomos parceiros do governador e apoiaremos todas as medidas que sejam em prol da sociedade”, assegurou, dizendo que atuará na presidência buscando o equilíbrio e mantendo as discussões da Casa. “E, mais do que manter, estimular as discussões porque é exatamente delas que saem as grandes ideias”, observou Victor,  reafirmando o compromisso com a sociedade, no que diz respeito a transparência dos atos do Legislativo.