Geral

Presidente do TJAL escuta pleitos de servidores em audiência

26/01/2019
Presidente do TJAL escuta pleitos de servidores em audiência

Presidente Tutmés Airan ouve servidor, no plenário do Tribunal de Justiça. Foto: Isaac Neves

Servidores do Poder Judiciário alagoano, que trabalham na capital e no interior, tiveram a oportunidade de dialogar com o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Tutmés Airan de Albuquerque, na manhã deste sábado (26). Foram apresentadas as reivindicações e propostas que visam melhorar as condições de trabalho e, consequentemente, a prestação jurisdiciona à população.

Desde que assumiu a Presidência do TJAL, o desembargador Tutmés Airan destacou que faria um estreitamento da comunicação com os magistrados e servidores. “Fizemos audiência com os juízes, advogados e hoje estamos escutando os servidores. O objetivo é prestar o melhor serviço possível e para isso nada melhor do que ouvir quem, no cotidiano, nos ajuda a ofertar esse serviço. Mais uma vez a audiência foi bastante interessante porque ela foi capaz de ser meras reclamações, ela foi propositiva. Saio daqui bastante feliz”, disse o presidente.

A audiência foi marcada durante reunião do presidente Tutmés Airan com representantes do Sindicato de Servidores do Poder Judiciário de Alagoas (Serjal), realizada no último dia 9. Para o presidente do sindicato, Aluciano Martins, a reunião é um marco bastante significativo para a gestão do desembargador.

“É a oportunidade que os servidores têm de falar diretamente com o chefe, com o gestor. Está sendo muito bem aproveitado, veio gente do interior e está todo mundo presente aqui colocando o ponto de vista do servidor para o desembargador que ouviu a todos pacientemente. Nós acreditamos que a intenção foi a melhor possível e certamente o resultado vai ser muito bom”, disse Aluciano Martins.

Entre as reivindicações estava que o auxílio-alimentação pago aos servidores e magistrados seja igual, a implantação de um convênio para plano de saúde e aumento na segurança das unidades judiciárias.

“Assumi o compromisso de, até o fim da gestão, resolver dois pleitos bem veementes dos servidores. O primeiro é que o auxílio-alimentação pago a eles seja equivalente ao que é pago aos juízes, nós vamos fazer isso porque a fome é uma só, tanto faz ser servidor como juiz. O segundo é a implementação de convênio para plano de saúde. Vamos tentar fazer isso, inclusive, estendendo para quem mais precisa em função da faixa etária que são os aposentados”, informou o presidente Tutmés.

O desembargador também explicou que, em breve, a Polícia Judiciária será implantada para aumentar a segurança dos magistrados e servidores. “Nós estamos nos detalhes finais do ponto de vista formal e depois vamos abrir o processo de escolha. Inicialmente nós vamos poder contratar cerca de 120 policiais da inatividade, que trabalharão, nesse primeiro ano, em todas as comarcas do interior do estado. E no segundo ano, nós vamos estender essa guarda para Maceió, com mais 80 contratados”, esclareceu.

Também foi reforçado pelo Serjal o pedido de que o pagamento da data-base seja realizada o quanto antes. “Teve uma série de reivindicações dentre as quais a gente pode destacar o pedido de implantação da data-base já no primeiro trimestre do ano, que é uma situação que se arrasta há muitos anos e normalmente ela só é implantada no final do ano e já ouve o compromisso do desembargador presidente de efetuar isso consumando a implantação da data-base no primeiro trimestre de 2019”, disse Aluciano Martins.

A servidora Raquel Faião, da 1ª Vara Cível de Maceió, aproveitou a oportunidade para expor as algumas propostas para o presidente e parabenizou a iniciativa. “Achei bastante interessante, inclusive quando tive a oportunidade de falar fiz um elogio ao presidente. Acho que o servidor precisa de oportunidades como essa, que eu nunca tinha visto enquanto servidora, e todos os servidores que estavam presentes tiveram a oportunidade de colocar seus pleitos e ele nos ouviu com bastante atenção”, disse.