Geral

Léo Saturnino toma posse na Câmara de Arapiraca

01/01/2019
Léo Saturnino toma posse na Câmara de Arapiraca

Léo Saturnino tomou posse em solenidade ocorrida na tarde desta terça-feira Foto: Cláudio Roberto (Ascom)

Após a confirmação do desembargador e presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Otávio Praxedes, que manteve a decisão do juiz plantonista da Comarca de Traipu, Elielson dos Santos Pereira, a presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Professora Graça (PDT), deu posse, na tarde desta terça-feira (dia 1º), ao vereador Léo Saturnino (MDB) e os novos integrantes da mesa diretora da Casa Legislativa.

Todos foram eleitos em votação ocorrida no dia 04 de maio de 2017. A nova mesa diretora é composta por Léo Saturnino, Moisés Machado (PDT), Edvânio do Zé Baixinho (PSL), Jario Barros (PRP) e Pablo Fênix (PRB).

 

Entenda o caso

Após travar uma luta jurídica, a eleição que escolheu Léo Saturnino havia sido anulada no último dia 28 de dezembro, durante sessão extraordinária na Câmara de Arapiraca. O vereador Jario Barros foi eleito juntamente com os vereadores Thiago ML (PMN), Pablo Fênix (PRB) e Fabiano Leão (MDB), sob o argumento de que havia vícios na eleição anterior e que teve 17 votos favoráveis, ou seja, a unanimidade da Casa.

Em sua defesa, Léo Saturnino argumentou que sua eleição foi realizada dentro de todas as exigências regimentais.

A presidente Graça Lisboa entrou com recurso no Tribunal de Justiça, na tentativa de anular a eleição ocorrida em 2017, mas, neste primeiro dia do ano, o desembargador e presidente do TJ/AL, Otávio Praxedes, manteve a decisão do juiz plantonista Elielson Santos para a posse de Léo Saturnino.

Depois de tantos imbróglios, a posse da nova mesa diretora aconteceu na tarde desta terça-feira (dia 1º) no novo prédio do Legislativo de Arapiraca, na antiga Escola de Governo, no bairro de Santa Edwiges.

Além de Léo Saturnino, a nova direção da Câmara de Vereadores de Arapiraca ficou assim formada: vice-presidente, Moisés Machado (PDT), primeiro- secretário, Edvânio do Zé Baixinho (PSL), segundo-secretario Jario Barros (PRP) e terceiro-secretário  Pablo Fênix (PRB).

A solenidade que aconteceu na Sala de Reuniões, contou com a presença dos familiares e convidados dos empossados.

Em defesa do povo

Ao usar a palavra, o já empossado presidente Léo Saturnino, destacou o trabalho da vereadora Professora Graça, ao longo dos dois anos como presidente do Poder Legislativo, afirmando que vai trabalhar em benefício do povo de Arapiraca, que segundo ele, esse mesmo povo clama por ações em prol da coletividade.

Estiveram presentes na sessão, os vereadores Fábio  Henrique (PC do B), Melquisedec de Oliveira (PRB), Rogério Nezinho (MDB), Moisés Machado (PDT), Edvânio do Zé Baixinho (PSL), Gilvânia Barros (MDB) e Sérgio do Sindicato (PPS).