Alagoas

Governo de Alagoas leva ações de combate ao trabalho infantil ao litoral

14/01/2019
Governo de Alagoas leva ações de combate ao trabalho infantil ao litoral

O final de semana no litoral alagoano foi dedicado ao combate ao trabalho e exploração infantil. A campanha “No verão, trabalho infantil não!”, de iniciativa da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), percorreu os municípios da Barra de São Miguel e Maragogi com ações voltadas para moradores e turistas das regiões.

Em Maragogi, as equipes municipais de assistência social estiveram na feira livre, orla marítima e em outros pontos turísticos orientando a população sobre os malefícios do trabalho infantil e como denunciar esse tipo de crime.

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Enildes Barbosa, esse é um trabalho que vem surtindo os efeitos desejados. “A abordagem é feita de uma maneira explicativa. Nosso intuito é criar políticas públicas que atendam às necessidades da população e ajudem a acabar com o trabalho infantil”, disse o secretário.

Na Barra de São Miguel, Litoral Sul do Estado, donos de estabelecimentos comerciais receberam cartazes educativos, folders e adesivos e orientação para não contratação de empregados menores de 18 anos. Já os banhistas foram orientados a rejeitar produtos vendidos por crianças e adolescentes e denunciar o trabalho infantil.

A gerente de Proteção Social Especial da Seades, Deirise Salgueiro, explica que atividades pontuais neste período do ano são importantes devido ao elevado número de casos registrados.

“Nessa época do ano, os casos aumentam, pois, adultos buscam uma renda extra e para isso utilizam a mão de obra infanto-juvenil, expondo crianças e jovens à criminalidade, exploração sexual, tráfico de drogas e às atividades insalubres e perigosas”, explicou.

Além de Maragogi e Barra de São Miguel, outros municípios também integram a campanha de verão. São eles: Barra de Santo Antônio, Coruripe, Delmiro Gouveia, Feliz Deserto, Japaratinga, Jequiá da Praia, Maceió, Marechal Deodoro, Olho D’Água do Casado, Pão de Açúcar, Paripueira, Passo do Camaragibe, Penedo, Piaçabuçu, Piranhas, Porto de Pedras, Rio Largo, Roteiro e São Miguel dos Milagres.