Brasil

Dicas para tirar proveito de uma temporada em Jericoacoara

18/01/2019
Dicas para tirar proveito de uma temporada em Jericoacoara

 

Jericoacoara é sinônimo de paraíso, de areia fina e branca, de águas mornas, de ondas prontas para o windsurfe, de suave brisa, de natureza maravilhosa. Situada no Ceará, a uns 300 quilômetros da capital Fortaleza, é um destino turístico que cresce dia após dia, recebendo visitantes do Brasil e do mundo todo.

“Toca das tartarugas marinhas”, é esse o significado da palavra ‘Jericoacoara’ em tupi, uma região que antigamente foi uma bela vila de pescadores que, como aconteceu com Búzios no Rio de Janeiro, foi descoberta por turistas vindos de outras partes do Brasil e também do exterior, transformando a vila num destino turístico paradisíaco para curtir temporadas maravilhosas.

Um destino turístico paradisíaco, sim, pois a praia de areia branca e a suave brisa, enquanto é possível relaxar em confortáveis espreguiçadeiras ou em redes olhando para o mar, transforma o dia num momento prazeroso e único. Como se localiza num Parque Nacional com uma enorme extensão de dunas e águas cristalinas, dá para entender o motivo da paixão dos visitantes!

¿O que fazer logo nos primeiros dias em Jericoacoara? Além de relaxar e colocar toda a energia no ‘dolce far niente’, conhecer a Lagoa do Paraíso é aconselhável para viver uma experiência diferente: beber um drinque nos bares flutuantes que há por lá. Depois, andar sem pressa com rumo a Pedra Furada, onde é obrigatório tirar fotos espetaculares do pôr do sol!

As ruas das Dunas, São Francisco, Principal e do Forró são as mais importantes; percorrê-las será muito interessante porque há lojas para compras, bares, restaurantes e muito movimento. E tudo é possível de ser feito a pé.

O pôr do sol no mar em Jericoacoara é único, e como geograficamente pode ser visto tanto do leste quanto do oeste, pode-se admirar também o amanhecer. Mas assim como isso é ótimo, também traz uma desvantagem: só é possível chegar lá em veículos 4×4. Então, quem vem de outras regiões deverá pegar um transfer ou alugar um 4×4 na chegada.

A infra-estrutura quanto aos hotéis é fantástica. Há hotéis, pousadas, vilas, que podem ser encontradas e escolhidas nos pacotes para Jericoacoara ainda antes da viagem, tendo em conta que é um destino sem bancos, porém tudo pode ser pago com cartões de débito e crédito.

¿Qual é a melhor época para visitar este destino paradisíaco?

Isso vai depender do gosto de quem viaja. Mas é importante destacar que de janeiro a junho, há muita chuva e, portanto, clima úmido. Por isso esse período é considerado como temporada baixa.

De julho a dezembro, é o período ideal para quem ama fazer windsurfe, pois é época de muito vento. Mas, na verdade, qualquer época do ano é fantástica para curtir Jericoacoara, relaxar e admirar a região.