Geral

3ª Oficina de Iluminação Cênica com Edner Careca abre inscrições

30/01/2019
3ª Oficina de Iluminação Cênica com Edner Careca abre inscrições

Um dos maiores nomes da iluminação cênica de Alagoas, Edner Careca, irá compartilhar suas experiências e conhecimento com o público na 3ª edição da Oficina de Iluminação Cênica. As inscrições estão abertas de 30/01 a 15/02 e podem ser feitas pelo telefone (82) 98706-0991. A taxa é de R$ 100,00, o pagamento pode ser à vista ou no cartão de crédito. São oferecidas 10 vagas.

A oficina conta com o apoio da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas, Diteal. As aulas serão realizadas entre os dias 18 e 22/02, das 19h às 21h, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, anexo ao Deodoro, Centro de Maceió.

Será disponibilizado material impresso com o conteúdo das aulas e, no final da oficina, os participantes que tiverem alcançado o mínimo de 70% de presença receberão certificados.

Apesar de o público alvo ser estudantes e profissionais do teatro, podem participar pessoas de outras áreas que tenham interesse em iluminação, como audiovisual, arquitetura, designer, engenheiros, artes visuais, entre outros.

De acordo com o Careca, o conteúdo vai desde a história da iluminação, passando pelas diversas técnicas e chegando às tecnologias de hoje em dia. Atendendo ao pedido dos participantes das oficinas anteriores, a maior parte da oficina será prática. Além de terem acesso aos equipamentos, os alunos irão montar sua própria luz.

“Teremos aulas muito mais práticas para que os participantes saibam transformar um texto em luz, aprendam sobre a concepção de luz, além da parte estrutural, sem esquecer a história da iluminação, seu processo evolutivo e as tecnologias atuais, como a luz de led. O principal é como trabalhar as técnicas de projeção e afinação de luz em espetáculos teatrais, musicais, em montagens cinematográficas… O foco maior é no teatro, que norteia qualquer trabalho com a luz após seu entendimento, mas ampliaremos o conteúdo abordando outras áreas também”, explicou Careca.

Sobre o Careca:

O nome dele é Edner Pimentel, mas, no meio artístico, é conhecido como Careca.  Ele começou como assistente de cenotécnica do Teatro Deodoro em 1984, 35 anos atrás. O aprendizado veio da prática e do convívio com o cenotécnico titular Ronaldo Vieira (ainda em exercício), o eletricista Pedro Eufrázio e o saudoso maquinista José Cabral. A partir daí, ele foi se especializando em iluminação cênica. Sete anos depois, passou a atuar definitivamente como iluminador na equipe técnica do palco oficial do estado.

Ao longo da carreira, Careca já participou de milhares de espetáculos. Entre os momentos marcantes, ele destaca encontros com equipes de grandes nomes do cenário nacional como, nas artes cênicas Fernanda Montenegro, Eva Wilma, Paulo José, Antônio Fagundes, Paulo Autran, Clarice Neskier, Armazém Cia de Teatro; na dança Denise Stoklos, Débora Colcker, Cisne Negro, Ballet Guaíra; no humor Dercy Gonçalves, Chico Anísio, Juca Chaves, Tom Cavalcante; na música Geraldo Azevedo, Xangai, Arnaldo Antunes, Vanessa da Matta, Chico César, entre muitos outros.

Careca é uma referência quando o assunto é iluminação cênica em Alagoas e tem sido o nome mais procurado no cenário local para elaboração de planos de iluminação. Destacamos como exemplos mais recentes os shows de Arielly Oliveira e Edi Ribeiro, no projeto MPB Petrobrás em Maceió; Programa Jazz Panorama ao Vivo, do Clube do Jazz de Maceió; Orquestra Filarmônica de Alagoas; espetáculos da 19ª edição do Teatro Deodoro é o Maior Barato, como Ói Nóis Aqui de Novo pra Dançar, da Cia de Dança Noemi Loureiro, No Camarim de Cartola, de Fernanda Guimarães, Gravação do DVD em comemoração aos 20 anos da banda $ifrão, É a Gafieira que Chegou pra Ficar, grupo Gafieira Caprichosa, espetáculo Um Inimigo do Povo, do Grupo Cena Livre, UNIRversando: uma quase conversa entre Mestre Verdelinho e Mestre Sebastião, de Jurandir Bozo e Arnaud Borges; espetáculo O Centenário, de José Márcio Passos e Homero Cavalcante, e show do Chau do Pife, no lançamento do DVD sobre o músico, ambos integrando a programação de 108 anos do Teatro Deodoro; e ainda apresentações no 14º Quinta no Arena, como o show Infinita, de Renata Peixoto, Em Tudo me Lembrou, de Lousanne Azevedo, Interiores, de May Honorato; entre muitos outros eventos. Experiências que serão compartilhadas na oficina.

Serviço:

3ª Oficina de Iluminação Cênica com Edner Careca.

Inscrições – De 30/01 a 15/02.

Valor – R$ 100,00, o pagamento pode ser à vista ou no cartão de crédito.

Oficina – De 18 e 22/02, das 19h às 21h.

Local – Teatro de Arena Sérgio Cardoso, anexo ao Deodoro, Centro de Maceió.