Geral

Projeto do campus Palmeira que simula assembleia geral da ONU é avaliada por banca no RS

18/12/2018

Encontro Nacional do Cientista Beta

O Grupo de Estudos em Políticas Internacionais (GEPI) do campus Palmeira dos Índios, coordenado pela professora de Geografia, Flora Pidner, foi longe, mais especificamente até a cidade de São Leopoldo-RS. Ela e os alunos José Ferreira, Lissane de Oliveira e Vitória Emanuely Lopes estiveram participando na semana passada do Experiência Beta 2018.

Trata-se do Encontro Nacional do Cientista Beta, evento que proporciona aos jovens cientistas a participação em palestras inovadoras, além de ter seu projeto de pesquisa avaliado por uma banca qualificada. E foi assim com o grupo, que levou para o público as ações e discussões desenvolvidas pelo GEPI em 2017 e 2018 e sua consequência final: a realização da I Simulação das Organizações Internacionais em Alagoas (SOIAL), em dezembro do ano passado.

Nos encontros do Grupo, nós trabalhamos a argumentação, escrita de documentos oficiais, além de incentivar pesquisas dentro do próprio Instituto e o resultado é a SOIAL, evento que simula uma assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU)”, explica Vitória.

E a banca composta no Experiência Beta formada por profissionais gabaritados do Direito, docência, representante da ONU, psicopedagogo foi a responsável por avaliar o trabalho desenvolvido no campus Palmeira. “Recebemos um feedback muito positivo, inclusive de uma avaliadora que realiza uma Simulação em Santa Catarina. Para eles, é algo inovador desenvolver esta ação no ensino médio, pois é algo geralmente desenvolvido no ensino superior e nós fazemos o caminho inverso”, ressalta José.

Na programação do evento, eles tiveram acesso também a palestras construtivas e a temas que antes nunca tinham ouvido falar, como “tecnologia cidadã”, sempre mergulhando em conteúdos como colaboração e ciência. “Sem dúvidas, foi algo marcante! Poder ter contato com pessoas que não nos relacionamos no ensino médio, como profissionais de Relações Internacionais e Ciências Políticas – tanto que isso influenciou na minha escolha profissional: farei Relações Internacionais”, relata Vitória, que até há alguns meses almejava algo na área de Exatas.

GEPI/SOIAL

O GEPI é um projeto de ensino de 2017, que tem como orientadora a professora Flora Pidner. Como culminância do projeto é realizada a SOIAL, evento idealizado pelo ex-aluno de Edificações do campus, Fernando Cavalcanti. Um de seus objetivos é despertar nos jovens participantes uma visão mais crítica e elaborada sobre os cenários políticos, econômicos, sociais e culturais nos âmbitos internacional e também, nacional.

Em Alagoas, o Ifal de Palmeira dos Índios é a única instituição de ensino a realizar a simulação e a próxima edição está prevista para ser realizada no início do ano letivo de 2019.